+ - L T

Notícias

Formação

27/03/2017




Coordenadoras/es de cursos de graduação em Psicologia debatem a formação de novas/os psicólogas/os  

Para promover uma maior aproximação com os cursos de Psicologia, o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS) proporcionou na sexta-feira, 24/03,  um encontro entre as/os coordenadoras/es dos centros universitários do estado com a Comissão de Formação (CoFor). A reunião contou com as Conselheiras Mayte Raya Amazarray, Bruna Seibel e Luciara Gervasio Itaqui e o psicólogo fiscal Lucio Fernando Garcia para discutir temas como a prática da profissão e as maiores dificuldades encontradas durante a formação das/os novas/os profissionais. "Como coordenadora de curso, ter contato com colegas de outras Universidades é fundamental. Trazer nossas dúvidas e questões para compartilhar fortalece a profissão e a nós como formadores de novos psicólogos", destaca Simone Van Der Halen, coordenadora do curso de Psicologia da Unilasalle Canoas.

As principais pautas discutidas durante a reunião foram a supervisão de estágios, os serviços-escola e como melhor orientar os/as jovens durante este período. "As pessoas estavam bem envolvidas com os assuntos que trouxemos, alinhadas com as nossas discussões", enfatiza a Conselheira Mayte, presidente da CoFor.

A produtividade da reunião e a troca de ideias entre o Conselho e coordenadoras/es abre espaços para que novos encontros aconteçam. "Partilhar as dúvidas e angústias com as várias regiões do estado é muito proveitoso. Espero que aconteça mais vezes", é o desejo da psicóloga Cristiane Freitas, subcoordenadora do curso de Psicologia da UNISC.

A aproximação com a Universidade, as/os formandas/os, as/os estudantes e com as/os futuras/os profissionais foi uma das motivações para o encontro. Principalmente por alinhar o conceito do Conselho, de guiar e acolher as/os novas/os profissionais. "Quanto antes nos aproximarmos e soubermos quais as dificuldades das/os coordenadoras/es, mais nosso trabalho ficará qualificado", ressaltou a Conselheira Luciara Itaqui.

Durante a atividade, mais dois encontros foram firmados para os próximos meses: um no dia 02/06, especificamente com as/os supervisoras/es de estágio, e outro para o segundo semestre, no dia 01/09, com as/os coordenadoras/es, para mais uma leva de discussões.

Busca de notícias:

  • A Psicologia faz a diferença
  • Sites credenciados para atendimento online
  • Diversidade