+ - L T

Notícias

Trabalho e Organizações

15/03/2019




Desafios e estratégias na promoção da saúde nas organizações é tema de evento no CRPRS  

A Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT) do CRPRS promove no sábado, 11/05, às 8h45, o evento “Desafios e estratégias na promoção da saúde nas organizações”. A atividade será realizada no auditório do Conselho (Av. Protásio Alves, 2854 - 4º andar), em Porto Alegre.

O encontro é um desdobramento do Seminário, realizado em 2018, que discutiu os impactos da Reforma Trabalhista sobre a saúde dos trabalhadores e tem como objetivo aprofundar o debate sobre as práticas das psicólogas/os em seus diferentes fazeres nas organizações com foco nas experiências de promoção à saúde no trabalho a partir da inserção dos profissionais em diferentes frentes: saúde do trabalhador, recursos humanos e gestão. Durante o debate as/os profissionais irão apresentar um pouco de suas experiências nesses diferentes campos, destacando os principais desafios que encontram na promoção à saúde nas organizações e também as práticas que têm se mostrado exitosas.

Segundo a presidente da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Cibele Vargas Machado Moro, o evento irá “oferecer um espaço de compartilhamento de experiências no campo da Psicologia do Trabalho e das Organizações, de modo que, neste momento de desmonte das políticas públicas e direitos dos trabalhadores, as/os psicólogas/os possam refletir sobre as estratégias possíveis à produção de saúde nos diferentes contextos de trabalho”.

A atividade contará com a participação da psicóloga Ana Luísa Poersch, mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS e psicóloga do trabalho no Hospital de Clínicas de Porto Alegre; da psicóloga Carolina Mousquer Lima, mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, especialista em atendimento clínico com ênfase em Psicanálise e membro da APPOA; do psicólogo Luciano Lorenzatto, atuante na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e mestre em Psicologia pela UFRGS com experiência em Psicologia do Trabalho e Organizacional.

O evento é aberto a psicólogas/os e estudantes além de outros profissionais da área das organizações, como administradores, responsáveis pelas áreas de Recursos Humanos, assistentes sociais, enfermeiros do trabalho.

Confira a programação completa:

08h45 Credenciamento

09h15 Abertura

09h30 A experiência na atenção à saúde do trabalhador - Ana Luísa Poersch

10h10 Possibilidades na atuação em Gestão de Pessoas - Luciano Lorenzatto

10h50 A saúde na interface com a gestão - Carolina Mousquer Lima

11h30 Debate

12h15 Encerramento

-> Confira como foi o Seminário “Reforma Trabalhista: Quais os impactos na Saúde dos/as Trabalhadores/as?” ocorrido em maio de 2018.

Busca de notícias:

  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Carta de Serviços do CRPRS
  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • Diversidade
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos