+ - L T

Notícias

Formação

25/01/2018




Ano da Formação em Psicologia debate revisão curricular  

O Ano da Formação em Psicologia, definido pela Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (Abep), Conselho Federal de Psicologia (CFP) e Federação Nacional de Psicólogos (Fenapsi), terá  atividades preparatórias no Rio Grande do Sul. As reuniões servirão para sistematizar as propostas da categoria para o Encontro Regional Sul, que ocorrerá em Florianópolis (SC) no dia 14 de abril.

No dia 20 de fevereiro (terça-feira), às 19h, ocorre a reunião preparatória da Subsede Centro-Oeste, em Santa Maria (rua Marechal Floriano Peixoto, 1709/401). No dia 23 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 9h, o encontro será na sede do CRPRS (avenida Protásio Alves, 2854). E no dia 26 de fevereiro (segunda-feira), é a vez da Subsede Serra (rua Cel. Flores, 749/505) sediar a reunião preparatória, também a partir das 9h.

Conforme calendário enviado da Abep, 2018 será o Ano da Formação em Psicologia. O objetivo é debater a revisão das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação. O processo de discussão ocorrerá em todo o território nacional, envolvendo psicólogas/os, coordenadoras/es de curso e de serviços-escola, professoras/es, orientadoras/es e supervisoras/es de estágio e estudantes de Psicologia.

As reuniões preparatórias ao Encontro Regional Sul, organizadas livremente pela categoria, deverão ocorrer até 28 de fevereiro de 2018. De acordo com o regulamento, cada reunião preparatória poderá submeter até 10 propostas ao encontro regional. O calendário e as sedes dos encontros regionais foram estabelecidos em conjunto com o CFP e a Fenapsi. 

A criação do Ano da Formação em Psicologia está diretamente ligada às discussões nacionais da revisão curricular, sobre temas como educação a distância, estágios e eixos de formação, entre outros. O Encontro Nacional das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Psicologia será realizado no dia 5 de maio, em Brasília. O texto-base da discussão sobre a revisão curricular pode ser acessado aqui.

A organização das reuniões preparatórias sugere que as/os interessadas/os remetam suas propostas para a Comissão de Formação até 19 de fevereiro, para serem compiladas a tempo dos encontros. As propostas devem ser apresentadas neste formulário  e enviadas para o e-mail santamaria@crprs.org.br para o encontro da Subsede Centro-Oeste, comissoes@crprs.org.br para a reunião em Porto Alegre e caxias@crprs.org.br para a Subsede Serra.

Os delegados regionais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná serão eleitos no encontro de Florianópolis. Podem ser indicados psicólogas/os em dia com o sistema e estudantes de Psicologia devidamente matriculados em cursos de graduação.

O documento final do Encontro Nacional será divulgado oficialmente no dia 30 de junho, para depois ser submetido ao Ministério da Educação (MEC). O regulamento do Encontro pode ser consultado aqui.

  • Confira a a agenda de reuniões preparatórias

    20/02 (terça-feira) – Subsede Centro-Oeste, das 19h às 21h (rua Marcehal Floriano Peixoto, 1709/401), em Santa Maria • Evento no Facebook

    23/02 (sexta-feira) – Sede, das 9h às 13h (Av. Protásio Alves, 2854/301), em Porto Alegre • Evento no Facebook

    26/02 (segunda-feira) – Subsede Serra, das 9h às 12h (rua Cel Flores, 749/505), em Caxias do Sul • Evento no Facebook

Busca de notícias:

  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online