+ - L T

Notícias

Políticas Públicas

20/06/2018




Encontros preparatórios aquecem debate para Etapa Sul do 9º Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas  

Na semana passada, Porto Alegre e Caxias do Sul sediaram encontros preparatórios para o 9º Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas - Etapa Sul - Educação e Laicidade. Em Santa Maria o encontro preparatório foi realizado em 23/05.

Nos encontros, profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social discutiram o quanto a laicidade se atravessa nas políticas públicas, interferindo na atuação profissional da/o psicóloga/o e o que pode ser feito para que isso não gere sofrimento ou remete a um processo de medicalização. “São questões sociais que precisam ser debatidas para que não tenha o risco de a vida ser patologizada”, afirma a conselheira Elisangela Mara Zanelatto, coordenadora do Núcleo de Educação do CRPRS, responsável pela atividade em Porto Alegre, ocorrida em 15/06.  

Em Caxias do Sul, a atividade foi organizada pelo Núcleo de Educação da Subsede Serra na quinta-feira, 14/06. Os temas laicidade, diversidade sexual e medicalização nortearam os debates que foram disparados com a exibição de vídeos. “Percebemos que ainda não vivenciamos em um estado laico de fato, com democracia e respeito. Para isso, precisamos educar para a diversidade, desconstruir paradigmas e preconceitos”, explica Simone Courel, coordenadora Núcleo de Educação da Subsede Serra. Na Serra, o encontro também discutiu como a medicalização surge como estratégia de aceitação do diverso, o que é preocupante.

Os encontros preparatórios têm o objetivo de fomentar o debate sobre Política da Educação relacionada à temática da Laicidade, preparando as/os participantes para o Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas - Etapa Sul, que será realizado dia 28/06, em Porto Alegre.

O 9º Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas foi realizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em novembro do ano passado, em Brasília, e teve como tema "Psicologia na Defesa das Políticas Públicas". O evento foi construído tendo como base as deliberações do 9º CNP, especialmente em relação à reestruturação do trabalho do Crepop, bem como as deliberações da Assembleia das Políticas, Administração e Finanças/Apaf (maio 2017) em dois grandes pontos: campanha pela democracia e análise de conjuntura, bem como seus desdobramentos.

Nesta quinta-feira, São Borja também irá realizar um encontro preparatório. A atividade será realizada no Museu Ergológico de Estância Os Angueras (R. João Palmeiro, 2318) a partir das 18h. 

Evento no Facebook

Busca de notícias:

  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online