+ - L T

Notícias

Formação

09/01/2018




Litoral Norte debate psicoterapia na contemporaneidade  

O Polo Litoral Norte do CRPRS promove no próximo dia 27 de janeiro (sábado) o seminário Psicoterapia na prática: a contemporaneidade, o atendimento online e as questões de gênero. O objetivo do encontro é orientar a categoria sobre as recentes alterações envolvendo práticas psicológicas, debatidas na última Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf) realizada em Brasília em dezembro de 2017.

O evento, marcado para o auditório da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) no campus de Capão da Canoa (rua da Garoupa, s/n°, Capão Novo) , a partir das 17h, terá a presença de professores e especialistas nos temas em debate. Segundo a presidente da Comissão de Psicoterapia do CRPRS, Luciara Itaqui, o encontro é importante para orientar, informar e discutir a atuação das/os profissionais diante dos desafios contemporâneos da psicoterapia.

No âmbito das questões de gênero, Itaqui lembra que o Conselho disponibilizou no final do ano passado, para toda a categoria, a tradução do documento Diretrizes para práticas psicológicas com pessoas transgêneras e em não conformidade de gênero, importante guia produzido pela Associação Americana de Psicologia (APA) para abordagem com populações trans. O documento pode ser acessado aqui.

Também houve definições importantes referentes ao alcance das psicoterapias mediadas por tecnologias de informação e comunicação (TICs), com regulamentações que deverão estar em vigor no segundo semestre deste ano. As novas diretrizes podem ser conhecidas aqui.

O seminário terá a participação da psicóloga e professora Simone Machado, doutora em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS e coordenadora dos cursos de pós-graduação do NEAPC, da psicóloga Maria Adelia Pieta, doutora em Psicologia pela UFRGS e especialista em psicoterapias por meios eletrônicos, e do psicólogo Eduardo Lomando, doutor em Psicologia Social pela UFRGS e professor da Fadergs.

Também haverá a participação da presidente do CRPRS, Silvana de Oliveira, da presidente da Comissão de Psicoterapia, Luciara Itaqui, do presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização, Cleon Cerezer, da psicóloga Margareth Bemfica, coordenadora do Polo Litoral Norte, e da presidente da Sociedade de Psicologia do RS, Magda Mello.

Confira a programação na íntegra:

17h – Mesa de abertura
Silvana de Oliveira – Presidente do CRPRS
Luciara Itaqui – Presidente da Comissão de Psicoterapia do CRPRS
Cleon Cerezer – Presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRPRS
Margareth Bemfica – Coordenadora Polo Litoral Norte
Magda Mello – Presidente da Sociedade de Psicologia do RS

17h30 – Mesas de discussão 
Psicoterapia na atualidade, com Simone Machado 
Psicoterapia online, com Maria Adelia Pieta
Psicoterapia e gênero, com Eduardo Lomando

18h30 – Debate

19h - Encerramento

   

Busca de notícias:

  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • Diversidade
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos