+ - L T

Notícias

Formação

18/08/2017




Novas/os psicólogas/os e estudantes de Psicologia participam do Visita ao CRPRS  

Psicólogas recém-formadas e estudantes de Psicologia participaram na tarde de quinta-feira, 17/08, da primeira edição do “Visita ao CRPRS” neste semestre. O projeto tem como objetivo apresentar a psicólogas/os e estudantes de Psicologia a estrutura do CRPRS e do Sistema Conselhos, suas instâncias deliberativas, comissões e grupos de trabalho, instalações, áreas e setores. A próxima edição do Visita ao CRPRS acontecerá na segunda-feira, 28/08, das 10h às 12h. Para participar, é preciso realizar inscrição em crprs.org.br/visitaaocrp.

As/os novas/os profissionais formadas/os pela Unisc aproveitaram a vinda ao CRPRS para encaminhar inscrição no Conselho. Além desse grupo, estudantes da Cesuca Inedi, Fisma, Feevale e Ulbra participaram da atividade.

Para Luis Fernando Veiga, psicólogo recém-formado pela Unisc, a participação no encontro foi importante por permitir que as/os novas/os profisisonais conhecessem a estrutura do Conselho que as/os representa. "Podemos entender um pouco melhor essa integração da teoria com a práxis profissional. É importante conhecer o Conselho que nos ampara e que nos orienta. Saímos daqui mais seguros e muito felizes", revela.  

No encontro, a relações-públicas Nádia Miola apresentou a organização do Sistema Conselhos de Psicologia destacando que o trabalho no CRPRS é realizado principalmente por meio das ações das Comissões Permanentes e Especiais. Nádia destacou que as Comissões Especiais trabalham temas elencados como prioritários pela categoria nos Congressos Regional e Nacional da Psicologia e que são espaços abertos à participação de psicólogas/os e estudantes.

Responsável pelo Setor de Cadastro, a funcionária Renata Severgnini, falou sobre as obrigações das/os profissionais ao realizarem sua inscrição no Conselho. Renata lembrou que é dever do profissional manter seus dados cadastrais como nome, endereço e telefone atualizados.

O trabalho de descentralização que vem sendo feito pela atual gestão do CRPRS foi ressaltado pela conselheira Bruna Seibel, representando a Comissão de Formação. “Trabalhamos para estar mais próximos da categoria e, para isso, organizamos o trabalho de descentralização por meio de polos”. Além de proximidade, descentralização, a atual gestão também elegeu como eixos de trabalho a transparência e a acessibilidade.  

A psicóloga fiscal Alyne Barreto falou sobre o trabalho da Área Técnica do CRPRS e as principais funções do Conselho, como orientar, fiscalizar as/os profissionais em seu exercício profissional e prestar esclarecimentos à sociedade em geral. Alguns pontos do Código de Ética também foram destacados como os deveres da/o profissional e a questão do sigilo. Elaboração de documentos (Resolução CFP nº007/2003), obrigatoriedade de registro e informação sobre os serviços realizados (Resolução CFP nº001/09), avaliação psicológica e práticas alternativas foram alguns dos temas abordados na apresentação da Área Técnica.

Confira a agenda do Visita ao CRPRS neste semestre:

- 28/08, segunda-feira, das 10h às 12h

- 28/09, quinta-feira, das 14h às 16h

- 25/10, quarta-feira, das 19h às 21h

Mais informações em crprs.org.br/visitaaocrp.

 

 

 

Busca de notícias:

  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online
  • 9º CNP