+ - L T

Notícias

Educação

02/10/2018




Seminário em Caxias do Sul discute Psicologia e Educação no século XXI  

No ano em que completa 10 anos de atividades, o Núcleo de Educação da Subsede Serra promove o Seminário de Psicologia e Educação: Desafios do Século XXI. O evento será realizado na sexta-feira, 26/10, das 13h30 às 21h, no auditório do SINDSERV (Rua Carlos Giesen,1217, 6º andar), em Caxias do Sul.

O cenário atual da Educação e da Psicologia Educacional será debatido considerando temas transversais como álcool e outras drogas, sexualidade, mídias virtuais, laicidade, violência, medicalização, diversidade e inclusão, saúde do educador e sentido do aprender.

“Queremos debater junto à categoria, à sociedade e aos demais profissionais do campo da Educação temas relevantes e atuais nesse contexto e contemplar alguns dos principais tópicos discutidos pelo Núcleo de Educação da Subsede ao longo desses 10 anos. Assim, nosso objetivo é ampliar a discussão, debater temas polêmicos, deflagrar reflexão, difundir informação, apontar as contribuições da Psicologia para a Educação e elucidar sobre o fazer no campo da Psicologia Educacional e Escolar”, explica Simone Fragoso Courel, coordenadora do Núcleo de Educação da Subsede Serra.

A atividade tem o apoio do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv).

Confira a programação completa do Seminário de Psicologia e Educação: Desafios do Século XXI:

13h | Credenciamento

13h30 | Mesa de Abertura

14h | Mesa 1 “Cenário Atual da Educação e Psicologia Educacional: Avanços e Desafios”
- Vanderlei Carbonara – UCS (Educação)
Doutor em Educação e mestre em Filosofia (PUCRS). É professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) – Grupo de Trabalho Filosofia da Educação e à Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (Sofie).
- Jacqueline R.B. Enricone –URI Erechim (Psicologia Educacional)
Graduada em Psicologia (UPF), especialista em Psicopedagogia (UPF), especialista em Neuropsicologia (UFRGS), mestre em Educação (UFRGS) e doutora em Educação (UFRGS), linha de pesquisa Aprendizagem e Ensino. É professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI Erechim). Atua principalmente nas temáticas referentes à avaliação neuropsicológica, aprendizagem, dificuldades de aprendizagem, formação docente.

15h30 | Mesa 2 “Transversalizando debates: álcool e outras drogas, sexualidade, mídias virtuais”
- Manuele Montanari Araldi – CRPRS (Álcool e Outras drogas)
Psicóloga, especialista em Educação Permanente em Saúde (UFRGS). É psicóloga da equipe do CAPS AD III IAPI de Porto Alegre e conselheira do CRPRS, atual presidenta da Comissão de Políticas Públicas do Conselho.
- Fernanda Facchin Fioravanzo – CRPRS (Sexualidade)
Graduada em Psicologia (UCS), pós-graduada em Gestão de Políticas Sociais (UCS). É servidora pública estadual na Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul (SUSEPE), atuando com atenção integral à população privada de liberdade no Presídio Regional de Caxias do Sul. Ministra aulas em Cursos de Formação Profissional da Secretaria Estadual de Segurança Pública, atual conselheira diretora do CRPRS e coordenadora do Núcleo do Sistema Prisional do CRPRS. Representa o Conselho no Fórum Interinstitucional Carcerário e no Comitê de Combate à Tortura do Rio Grande do sul. É militante da Marcha Mundial de Mulheres e das diversas lutas por Direitos Humanos.
- Cintia Inês Boll – UFRGS (Mídias Virtuais)
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação (UFRGS), na linha de Pesquisa de Educação, Arte, Linguagem e Tecnologia. Desde 2000 é professora no Ensino Superior desenvolvendo seus trabalhos na interlocução entre tecnologia e educação, especialmente na modalidade à distância. É professora permanente no Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e no Departamento de Estudos Especializados na Faculdade de Educação da UFRGS.

17h | Intervalo

18h | Mesa 3 “Laicidade, violência, medicalização: ampliando olhares”
- Rosana Rossatto
– Núcleo de Educação do CRPRS e Centro Técnico Social Murialdo (Laicidade)
Graduada em Filosofia (UCS), graduada em Psicologia (FSG). É professora de Filosofia e Sociologia no Centro Técnico Social Murialdo, psicóloga clínica em consultório particular.
- Jean Carbonera – Execução Penal (Violência)
Advogado Criminalista, mestre pela Universidade de Roma III com a dissertação “Estado Violência. Os novos paradigmas para a construção da segurança e da paz social”. Presidente do Conselho da Comunidade de Caxias do Sul, integrante da coordenação do Programa de Justiça Restaurativa na Execução Penal e fundador da organização internacional Advogados Sem Fronteiras.
- Jacson Peres – Apoiar / Caxias do Sul (Medicalização)
Médico psiquiatra (UFSM), psicanalista e psicodramatista. Atua em consultório como psicoterapeuta individual e de grupos em Caxias do Sul e Porto Alegre. Trabalha no Ambulatório de Atendimento Integral a Crianças e Adolescentes Vítimas de Maus-Tratos (Apoiar), serviço público especializado no atendimento de crianças e suas famílias vítimas de violência da Prefeitura de Caxias do Sul. Tem como interesse de pesquisa as interfaces da psiquiatria com as questões da historicidade no contexto pós-moderno, numa perspectiva transdisciplinar.

19h30 | Mesa 4 “Temas do cotidiano educacional: diversidade e inclusão, saúde do educador, sentido do aprender (aprendizagem significativa)”
- Claudia Bisol – UCS (Diversidade e Inclusão)
Psicóloga (UCS), doutora e mestre em Psicologia (UFRGS). É professora adjunta da Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde coordena o Núcleo de Pesquisa "Intervenções da Psicologia" e o Serviço de Psicologia Aplicada. É psicóloga clínica e tem experiência no trabalho com educação inclusiva e formação de professores para a inclusão.
- Anelise Schaurich – (Saúde do Educador)
Psicóloga (UFSM), mestre (UFSM), especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde (UFSM). Também é licenciada em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa Especial de Graduação para Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica (UFSM). É doutoranda em Psicologia (Unisinos), docente da SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde. É professora substituta da Universidade Federal de Santa Maria.
- Elizângela Mara Zanelatto – CRPRS eUNIVATES (Aprendizagem significativa)
Psicóloga (URI), mestra em Ensino (Univates), tem especialização em Gestão Pública (UFSM), Gestão da Saúde da Família e Comunidade: Gestão, Atenção e Processos Educacionais (Escola GHC e IFRS) e Gestão de Serviços de Saúde (URI Erechim). É docente na Univates e coordenadora e supervisora no Serviço Especializado de Psicologia do Centro Clínico Univates. Conselheira do CRPRS e coordenadora do Núcleo de Educação do Conselho.

21h – Encerramento

 

Busca de notícias:

  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online