CREPOP

 
Atuação das/os psicólogas/os na RAPS

No final do ano de 2019 e no início de 2020, realizamos o Ciclo de Pesquisa sobre a atuação da/o psicóloga/o na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que contou com a participação de 31 trabalhadoras/es de 11 municípios do RS. Os diálogos da pesquisa versaram sobre a luta antimanicomial e os desafios encontrados na implementação da rede, além da importância da Psicologia se colocar em um constante exercício de análise e tensionamento dos serviços frente ao cumprimento dos princípios que os originaram.

Os relatórios desta pesquisa servirão de subsídio para o documento nacional de referências técnicas e, regionalmente, para o desenvolvimento de ações que permitam construir formas de enfrentamento às problemáticas descritas. Uma dessas ações foi o encontro realizado no dia 01 de outubro com trabalhadoras/es da RAPS. O objetivo foi analisar as estratégias de trabalho, considerando a atenção ao princípio da integralidade do cuidado dos usuários de saúde mental a partir do território durante a pandemia e a necessidade de distanciamento social.

Ao longo da discussão destacaram-se as estratégias construídas para atenção aos usuários, abrangendo o monitoramento dos usuários à distância, mesmo frente às desigualdades de acesso aos meios de comunicação; a oferta de orientação sobre formas de prevenção que possibilitassem o aumento das interações fora de casa; aumento das incursões das equipes de saúde nos territórios; a aproximação dos serviços da RAPS com os da Assistência Social, que tem maior inserção nos bairros, e aumento do suporte e do autocuidado entre as próprias equipes. 

A roda de conversa nos permitiu identificar a importância de o território não ser entendido apenas como espaço físico e foco de contágio, mas considerado como território existencial, dispositivo de encontro com práticas solidárias e de apoio coletivo em tempos de pandemia. O desafio às profissionais é o de encontrar metodologias possíveis e seguras de acesso aos territórios vivos, para que essa interação componha as estratégias integrais de cuidado.

Conheça mais sobre esse e outros projetos regionais do CREPOP/RS através do site www.crprs.org.br/crepop ou entrando em contato pelo email crepop@crprs.org.br.