FIQUE ATENTA/O

11º CNP

Já estão acontecendo no estado os Pré-Congressos Regionais da Psicologia, atividades que antecedem o 11º Congresso Regional da Psicologia (Corep) e 11º Congresso Nacional da Psicologia (CNP).

Nos sete pré-congressos programados pelo CRPRS estão sendo discutidas e aprovadas propostas que nortearão as diretrizes do Sistema Conselhos de Psicologia para os próximos três anos. As propostas devem estar relacionadas ao tema do 11º CNP “O Impacto Psicossocial da Pandemia: desafios e compromissos para a Psicologia Brasileira frente às desigualdades sociais”.

O envolvimento da categoria nesta etapa é fundamental, pois só participam do Congresso Regional as/os delegadas/os eleitas/os em pré-congressos. Para participar, acesse crprs.org.br/11cnp e saiba mais.

É também no COREP e no CNP que são apresentadas as chapas que irão concorrer nas eleições dos Conselhos Federal e Regionais, programadas para acontecer em agosto de 2022.

 

Reativação do SIPERGS

O trabalho do Sindicato dos Psicólogos do Rio Grande do Sul (SIPERGS) foi reativado. Uma nova gestão foi eleita em setembro com o objetivo de trabalhar em defesa da categoria e da profissão. Para o CRPRS, o sindicato tem um importante papel por tratar de questões como a melhoria das condições de trabalho, a remuneração das/os profissionais, as relações entre trabalhadoras/es e proprietárias/os de empresas, sejam elas privadas ou públicas, e a defesa da categoria. Verificam também a jornada ideal de trabalho, o piso salarial e os acordos anuais, fazendo prevalecer todos os direitos trabalhistas garantidos pela CLT.

 

5ª Conferência Nacional de Saúde Mental

A 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), será realizada de 17 a 20 de maio de 2022. O tema da conferência será “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

A Política Nacional de Saúde Mental vem sofrendo ataques constantes desde a sua elaboração e que vêm sendo agravados nos últimos cinco anos. As medidas colocam em risco conquistas históricas, sustentadas por quatro Conferências Nacionais de Saúde Mental, pela Lei nº 10.216/2001 e pela Lei Brasileira de Inclusão, largamente reconhecidas no cenário internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por isso, é fundamental a participação de todas/os nesses espaços democráticos como os da Conferência e suas etapas preparatórias.

Os impactos atingem a Rede de Atenção Psicossocial, com o incentivo à internação psiquiátrica e à separação da política sobre álcool e outras drogas, que passou a ter ênfase no financiamento de comunidades terapêuticas e uma abordagem proibicionista e punitivista.

As Conferências Nacionais de Saúde Mental contribuem substantivamente para uma política de Estado de saúde mental, álcool e outras drogas e direciona as políticas de governos em todas as esferas da federação, em um sistema descentralizado e integrado de saúde. A Psicologia tem papel fundamental nesse debate, por isso psicólogas/os precisam marcar presença!