Chegou abril de 2022, entramos no terceiro ano da pandemia da Covid-19. Momento difícil e extremamente desafiador.
 
No Brasil e no mundo a crise econômica agravada com o surto mundial da doença tem se demonstrado desoladora. Desemprego, fome, sofrimento, aumento das desigualdades e violências de todas as ordens.
 
A Psicologia, nesse contexto, tem sido chamada a responder, participar, oferecer seu campo de saber e de atuação profissional. Muitas e muitos profissionais na linha de frente ao atendimento das pessoas afetadas pela pandemia. No Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nos Hospitais, na Educação, na Clínica e em todos os lugares onde o sofrimento das pessoas tem sido acolhido incansavelmente pela profissão.
 
Particularmente, o ano de 2022 é muito importante. Em junho acontecerá o Congresso Nacional da Psicologia e, em agosto, as eleições para os plenários dos Conselhos Regionais e Federal. Nesse ano, também, comemora-se 60 anos da regulamentação da Psicologia como profissão no Brasil.
 
Essa edição da Entrelinhas traz debates, questões e opiniões que continuam permeando o exercício da Psicologia de acordo consonante com nosso código de ética e com os Direitos Humanos. O combate ao racismo, a laicidade da psicanálise, a participação no Fórum Social das Resistências, avaliação psicológica no contexto da pandemia, por exemplo, têm sido vetores importantes de debate da profissão.
 
Não menos importante, destacamos a entrevista com a nova direção do Sindicato dos Psicólogos do RS. Reativação tão necessária nos tempos sombrios em que vivemos.
 
Boa leitura!