ESPECIAL

Abrindo janelas, construindo pontes: resgatando parte da história da Psicologia no RS

A Psicologia, como prática clínica ou mesmo como ciência, é muito recente no Brasil se compararmos com outras profissões mais tradicionais. Aqui no Rio Grande do Sul, tudo teve início mais tarde, devido à posição geográfica e pelo fato de ser um território em disputa, principalmente entre Portugal e Espanha. Enquanto no resto do país algumas faculdades começaram a surgir com a chegada da família real ao Brasil, no início do século XIX, só em 1895 começam a surgir as primeiras unidades de ensino superior aqui no estado: a Faculdade de Farmácia, em 1895, a Escola de Engenharia, em 1896, a Faculdade de Medicina, em 1898, e a de Direito, em 1900. Apesar disso, o estado do Rio Grande do Sul pode ser considerado um dos pioneiros no estudo e na prática da Psicologia.
 
É importante lembrar que, naquela época, os problemas psicológicos estavam delegados à área da Saúde. Até a criação dos cursos de Psicologia, a atuação voltada para a Clínica era exercida somente por médicos. Aqueles que se formavam no exterior em áreas próximas à Psicologia acabavam indo trabalhar no campo da Orientação Profissional, em grandes empresas. Mais tarde, um pouco antes da criação dos cursos de Psicologia, começou a se fortalecer a atuação na área de Orientação Educacional, profissão destinada a orientar os estudantes das escolas de nível primário e secundário.
 
Os primeiros cursos de Psicologia no Brasil surgem no Rio de Janeiro e em São Paulo. Como não havia professores com essa formação para dar aula, recorreram a profissionais que atuavam no mercado, nas áreas de Orientação Educacional e Profissional.
 
Padre Antonius Benkö, um dos precursores da Psicologia no Brasil, era professor na PUC do Rio de Janeiro e foi um dos fundadores do primeiro curso no país. Isso repercutiu aqui no Rio Grande do Sul, com a organização dos primeiros cursos de Psicologia na Universidade Católica em Pelotas e na PUC em Porto Alegre. É importante ressaltar que, naquele momento, houve uma grande objeção por parte dos médicos, que acreditavam que o psicólogo era uma segunda categoria, com menos formação e competência, devendo, portanto, estar subordinada a eles. Essa disputa acontecia principalmente na área Clínica.
 
Nos anos 60, com a regulamentação da profissão, a Psicologia começa então a se organizar, destacando-se, inicialmente, essas três grandes áreas: Clínica, Educacional e Orientação Profissional. Na área da Clínica, ressalto as contribuições de dois psicólogos aqui no RS: a argentina Martha Brizio, fundadora da Clínica de Atendimento Psicológico do Instituto de Psicologia da Universidade Federal, e José Luiz Caon, com vasta experiência na área da psicanálise e psicopatologia.
 
Destaco que sempre tive interesse pela Psicologia, especialmente pela Psicanálise, que no começo, só era bem vista pela Medicina. No início dos anos de 1950, Cyro Martins e Mário Martins – que tinham feito formação em Buenos Aires – começaram a organizar grupos de psicanálise em Porto Alegre, seguindo uma linha Kleiniana. Também vale lembrar as contribuições de padre Malomar Lund Edelweis que fundou, em 1956, na cidade de Pelotas, junto com o psicanalista Igor Caruso, o Círculo Brasileiro de Psicologia Profunda. Comecei a me aproximar desse grupo onde pude conviver com o casal Gerda e Siegfried Kronfeld, nomes importantes para a história da psicanálise aqui no estado. Nessa minha trajetória, também passei pela Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA) e sempre ouvia muito dos alunos: “Leite, começamos a nos interessar pela Psicologia a partir das tuas aulas” e isso me entusiasmava. Interessante que me analisei durante mais de cinco anos na escola do Caruso e a Igreja acabou simpatizando com ele por discordar das ideias de Freud, de que a religião era uma neurose.
 
 
No início dos anos 70, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) criou o Departamento de Psicologia, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Em 1973 foi criado o curso de Psicologia na UFRGS, no mesmo ano em que foi feito um concurso pelo qual ingressei na Universidade. Éramos, inicialmente, apenas seis professores, responsáveis por lecionar Psicologia em diversos cursos. Só em 1996 é que foi criado o Instituto de Psicologia, passando a ser completamente independente. Tive o privilégio de participar dessa criação e fui nomeado seu primeiro diretor.
 
Nós, os pioneiros no curso de Psicologia da UFRGS, lecionávamos uma vasta quantidade de cadeiras porque não havia professores. Hoje isso parece até absurdo, pois ninguém tem tanta competência para dar tantas aulas assim, mas foi a maneira que encontramos, na época, de garantir essa organização. O curso foi se desenvolvendo e crescendo.
 
Ao longo dessa minha trajetória destaco alguns desafios. O primeiro foi de fazer com que a Psicologia fosse reconhecida como uma profissão, um ofício tão importante quanto o Direito e a Medicina, por exemplo. Para isso, incentivava muito meus alunos a se qualificarem, estudarem, lerem muito. Outra questão que enfrentamos era a competência do corpo docente. Conseguir professores capacitados para ministrar disciplinas no curso de Psicologia era muito difícil, tínhamos que arranjar professores emprestados de outros departamentos ou de outras faculdades. Também tínhamos dificuldade com a precariedade das instalações, não tínhamos salas adequadas, laboratórios para a área da Psicologia experimental ou biblioteca. Outra dificuldade era o fato de estarmos muito fechados. Era uma instituição sem portas e sem janelas para o mundo, estávamos fechados lá dentro e isso é uma deficiência num curso. Percebi que precisávamos derrubar essas paredes, abrir janelas, construir pontes. A partir disso, nossos professores começaram a participar de congressos, viajar pelo mundo para se qualificar. Assim, o curso de Psicologia na UFRGS foi crescendo e se tornou essa potência e referência que é hoje.
 
Luiz Osvaldo Leite
Psicóloga (CRP 07/11084) Graduado em Filosofia e Teologia pela UNISINOS e UFRGS. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, Ética e Psicologia. Foi o primeiro diretor do Instituto de Psicologia da UFRGS e é professor emérito da UFRGS.