ESPECIAL

Respeito e empoderamento

Sou Agnes Vieira, psicóloga, especialista em Saúde da Família e Comunidade e uma mulher transgênero. Formada pela Universidade UNIVATES/RS em 2016, e especialista pelo Grupo Hospitalar Conceição desde 2018. Minha transição se deu publicamente no último ano da graduação, logo, antes de retificar todos os meus documentos, tive que usar o nome social, estratégia que considero paliativa para que o nome de pessoas trans seja respeitado.
 
Graças à Resolução CFP nº 14 de 2011, pude incluir o nome social no documento de identidade profissional, quando fiz meu cadastro no CRPRS – o que me tornou a primeira psicóloga transgênero do RS a ter seu nome social incluído na carteira de identidade profissional. Meu orgulho disso é relativo, porque retrata ainda uma realidade de pouco acesso das pessoas trans no Ensino Superior e no curso de Psicologia, visto que a resolução é de 2011 e fiz minha carteira em 2016. Outro fato que me desagradou na época é que o campo de nome social ficava num lugar da carteira destinado às observações, pode parecer que isso não signifique nada, mas visualmente, o nome social era uma das últimas coisas que apareciam na carteira, dando evidência ao nome de registro. Espero que isso tenha mudado.
 
De todo modo, depois disso consegui alterar todos os meus documentos e fazer uma carteira profissional nova. Nesse tempo que passou, fiz residência multiprofissional em Porto Alegre e, depois, voltei a morar no interior, em Paverama/RS. Hoje trabalho com psicoterapia presencialmente em consultório e, também, por teleatendimento para pessoas de diversos estados do Brasil.
 
A Psicologia para mim foi algo muito grandioso, hoje me sinto respeitada, empoderada e referência profissional na minha região e nas redes as quais faço parte.
 
Gosto muito de trabalhar diretamente com as pessoas, na sua intimidade, nos seus labirintos interiores, acho que, por isso, acabei me identificando com a psicoterapia, momento que trabalho pelos vieses do autocuidado, da desconstrução e do empoderamento. Com certeza meu trabalho hoje, reflete minha trajetória pessoal, o que me traz uma imensa realização.
 
 
Agnes Vieira
Psicóloga (CRP 07/25259) pela Universidade UNIVATES/RS e especialista em Saúde da Família e Comunidade pelo Grupo Hospitalar Conceição. Primeira psicóloga transgênero do CRPRS a ter seu nome social incluído na carteira de identidade profissional.