Buscando representar o retrato social marcado pela diversidade, as eleições do Sistema Conselhos de Psicologia, realizadas em agosto de 2022, elegeram chapas compostas por representantes dos povos tradicionais, das pessoas negras, com deficiência, LGBTQIA+. Essa diversidade está presente na atual gestão do CRPRS, a Frente em Defesa da Psicologia RS, que é apresentada nesta edição da revista EntreLinhas.
 
Na reportagem especial, falamos sobre a inserção da profissão no debate sobre o modelo social da deficiência. Atitudes capacitistas – ações preconceituosas que discriminam e subestimam a capacidade das pessoas com deficiências – barreiras para acessar políticas públicas e violações de direito ainda são questões presentes no cotidiano das pessoas com deficiência. Considerando o impacto disso nas subjetividades e o compromisso ético e político da Psicologia no enfrentamento à patologização e no combate a diferentes formas de preconceito e discriminação, a profissão é convocada a estar no centro desse debate.
 
Na seção de Orientação, o destaque é para a Resolução CFP nº 013/2022, que estabelece diretrizes e deveres para o exercício da psicoterapia por psicólogas. No documento, são estabelecidos os princípios e deveres da psicóloga psicoterapeuta, as medidas para o sigilo profissional e o serviço psicoterapêutico ofertado à criança e ao adolescente, bem como os critérios para a utilização da abordagem psicoterapêutica e para organização do espaço.
 
E considerando esse contexto da psicoterapia, de que forma as “agressões racistas sutis”, e muitas vezes inconscientes, que recaem sobre as pessoas negras nas interações cotidianas aparecem nas relações psicoterapêuticas? Essa reflexão é proposta na seção Psicologia e Pesquisa.
 
A Gestão Frente em Defesa da Psicologia inicia 2023 com a esperança de dias melhores, reafirmando o compromisso da profissão com a promoção dos Direitos Humanos e a defesa da democracia e do Estado laico.
 
Ao longo dos próximos anos, em todas as nossas ações, convidaremos a categoria a refletir sobre as intersecções de raça e etnia que transversalizam as diferentes frentes trabalhadas pela Psicologia, em respeito à diversidade das subjetividades e das relações humanas.
 
Boa leitura!