FIQUE ATENTA

Uso da linguagem inclusiva

Considerando a necessidade de garantir uma linguagem inclusiva e que a maioria da categoria é formada por profissionais que se identificam com o gênero feminino, o CRPRS optou pelo uso do feminino como genérico nesta edição da revista EntreLinhas. Desta forma, sempre que aparecem palavras como “psicólogas”, “inscritas”, entre outras, estão incluídos todos os gêneros.
 
Essa iniciativa deu início a um debate ainda mais amplo no CRPRS, pois ao adotar o “a” a linguagem torna-se inclusiva, mas segue ainda uma lógica binária (masculino e feminino). Assim, visando à adoção de uma linguagem neutra em todas as suas formas de comunicação, o CRPRS criou um Grupo de Trabalho específico para tratar deste tema. O GT tem o objetivo de defender a importância e o uso da linguagem neutra e deverá fomentar outras ações que promovam essa reflexão entre categoria e funcionárias.
 

 

Anuidade 2023

Todas psicólogas com registro ativo no CRPRS e com o cadastro atualizado receberam, exclusivamente por e-mail, o boleto para pagamento da Anuidade 2023. Como a anuidade não será enviada de forma impressa, pelos Correios, é importante estar com os dados de cadastro atualizados e verificar na caixa de spam do e-mail.
 
Pagamentos realizados até 31/01/2023 terão 15% de desconto.
 
Dúvidas? Entre em contato com o CRPRS pelo e-mail fiqueemdia@crprs.org.br ou pelo telefone (51) 3334.6799, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.
 

 

Título de Especialista

Já está em vigência a Resolução CFP nº 23/2022, que institui condições para concessão e registro de psicóloga e psicólogo especialistas.
 
A partir de agora, para obter o Registro de Especialista a psicóloga, deverá comprovar a prática profissional na especialidade, apresentar certificado de conclusão do curso de especialização oferecido pela Instituição de Ensino Superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) ou aprovação no concurso de especialista promovido pelo Conselho Federal de Psicologia e possuir no mínimo dois anos de inscrição junto a um Conselho Regional de Psicologia.
 
Outra mudança é a extensão das modalidades laborais para comprovar o exercício profissional: empregadas, estatutárias, supervisoras de estágio e constituintes de pessoa jurídica.
 
Para mais informações acesse crprs.org.br/especialista.