DICAS CULTURAIS

Aos Sãos

Lembrar os esquecidos, os marginalizados, os jogados fora. Este foi o principal impulso para a criação do espetáculo “Aos Sãos”. A peça foi vencedora do Prêmio Açorianos Revelação 2016 nas categorias Espetáculo e Melhor Direção, para Thais Andrade, e estreou no circuito profissional de teatro em 2017. “Aos Sãos” conta a história de cinco pacientes psiquiátricos internados no Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, o maior sanatório do Brasil, que funcionou até os anos 1980. Essas pessoas foram internadas por motivos diferentes, algumas delas sequer tinham diagnóstico de doença mental, mas todas, aos serem enclausuradas, sofriam com a desnutrição, o frio, o tratamento de eletrochoques, a falta de asseio, entre outros maus tratos que eram recorrentes no Colônia. O espetáculo traz à tona as más condições em que eram submetidos os internos e, com isso, ressalta a importância da luta antimanicomial. Acompanhe a agenda de apresentações do espetáculo em facebook.com/teatroaossaos.
 

Sublimantes

Com uma proposta irreverente e de inovação, o grupo Sublimantes busca – por meio da música – divulgar e criar novas formas de produção de sentido para a Psicologia e para as pessoas que procuram, de alguma maneira, adentrar nesse universo de estudo. Acesse bandasublimantes.blogspot.com ou a página da banda no Facebook para saber mais https://www.facebook.com/sublimantes.
 

Os Jardineiros

Uma mistura de rock e poesia. Assim é o trabalho de “Os Jardineiros”. “A explosão do rock dos anos 90 foi o propulsor do movimento consoante em que se encontraram os amigos. A psicodelia da juventude inspirou as composições, o Roll do Rock levou os caras pro palco, pro estúdio. O desejo-pulso-punk encontrou sofisticação-na-suave-idade. Ideias, parceria, som e poesia transpirada no frio, carregam Os Jardineiros”, assim se definem os músicos. O trabalho da banda pode ser conferido em soundcloud.com/osjardineiros e no Spotify. 
 

Ternurinha

Uma mulher que mora nas ruas de Florianópolis, sem paradeiro ou família, desprovida de escolaridade, e que palestra por toda a região sul do Brasil. Talvez você já a tenha visto por aí, ou não. Essa é a Ternurinha, personagem criada pela atriz Tefa Polidoro, que trata do tema da invisibilidade pública. Saiba mais em grotaternurinha.webnode.com.



Aos Sãos, Os Jardineiros, Sublimantes e Ternurinha integraram a programação do Encontro Gaúcho da Psicologia, evento realizado em agosto pelo CRPRS.