CREPOP

 

Atuação em Políticas Públicas para População LGBTQIA+

O Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) é um setor permanente do Sistema de Conselhos cujo objetivo é qualificar o exercício profissional dentro dos diferentes equipamentos e políticas públicas do Estado. A partir da realização de pesquisas deliberadas pelo CFP e seus respectivos regionais, o CREPOP lança anualmente as referências técnicas para a atuação profissional. Em junho, lançamos o documento “Referências Técnicas Para Atuação de Psicólogas, Psicólogos e Psicólogues em Políticas Públicas para População LGBTQIA+”.

Neste novo documento, assumimos a perspectiva de que as identidades de gênero e as orientações sexuais marcam a construção da subjetividade desde a infância, seja de crianças transgêneras ou cisgêneras. Abordagens afirmativas de gênero reconhecem a importância da liberdade de expressão de identidade, sejam essas identidades cisheteronormativas, conforme a norma esperada; dissidentes, não-binárias ou fluidas.

As identidades de gênero e orientações sexuais são parte da construção de todas/os/es nós, portanto, o papel da Psicologia enquanto ciência e profissão é de proporcionar para cada pessoa, em sua singularidade, a vivência legítima de sua própria construção identitária. Para que ocorram estas vivências, as crianças necessitam de apoio para explorar sua própria identidade, sem temor de desprezo e retaliação, essas contidas nas moralidades que estruturam e estão naturalizadas em nossa sociedade.

Diante das noções ambivalentes de infância e cuidado, torna-se essencial promover a participação ativa das crianças trans em seus processos de cuidado, garantindo o reconhecimento e a validação de suas narrativas na esfera pública. Fortalecer a participação dessas crianças no âmbito público, no sentido de afirmação da vida e da alteridade em relação aos cuidados que envolvem sua identidade de gênero tem um efeito terapêutico significativo. Isso implica compartilhar com elas os espaços nos quais as decisões são tomadas, ouvir suas vozes, reconhecê-las e tratá-las com seriedade, além de respeitá-las enquanto sujeitos de direito. O desafio enfrentado pelas identidades trans na infância reside na habilidade de encontrar sentido e criar uma existência plena em um território desconhecido.

Luis Henrique da Silva Souza | CRp 07/31246
Conselheiro referência do CREPOP/RS.

Jéssica Prudente | CRp 07/19326
Conselheira referência do CREPOP/RS.

Gabriel Alves Godoi | CRp 07/28161
Assessor técnico de políticas públicas do CREPOP/RS.

Jéssica Helena Erguy Carrabba
Estagiária, acadêmica de Psicologia