DIA A DIA PSI


Para que se construa uma comunicação efetiva por meio das redes sociais,
a frequência das publicações e das respostas, assim como a consistência
desses conteúdos, são muito importantes.
 

Divulgação de serviços psicológicos
em redes sociais


As redes sociais trazem às/aos profissionais a oportunidade de divulgar seus serviços e de aproximar-se de seus públicos de interesse.Para as/aos psicólogas/os, a divulgação de serviços deve seguir o disposto no artigo 20 do Código de Ética da/o Profissional Psicóloga/o.
 
Quando uma/um psicóloga/o opta por utilizar as redes sociais para dar visibilidade aos seus serviços, o primeiro passo é refletir  sobre os objetivos da divulgação e os públicos que se deseja alcançar. Isso também servirá para direcionar o trabalho de profissionais de comunicação que forem contratados para planejar, realizar e mensurar as ações e meios digitais. 
 
Com objetivos e públicos definidos, podem ser escolhidas as redes e canais a serem utilizados – Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, LinkedIn, entre outros. Nessa etapa, também são estabelecidos o tipo de conteúdo, ou seja, a mensagem que se quer levar aos seus públicos, os formatos – texto, imagem, vídeo etc – e o tom da linguagem.
 
Os indicadores de performance, que irão apontar se os objetivos foram atingidos, devem ser definidos durante o planejamento. Assim, a partir de métricas como curtidas, compartilhamentos, comentários, alcance das publicações e visualizações, é possível verificar a efetividade das ações de comunicação. 
 
 
Junto a isso, é preciso estabelecer como serão respondidos os contatos feitos pelas redes sociais, com a escolha tanto do tom da linguagem quanto do nível de informação que as respostas irão conter.
 
Essa definição é também relevante para a gestão de possíveis crises comunicacionais e de imagem que possam surgir a partir dos meios digitais.
 
A frequência e a consistência das publicações e respostas são fundamentais para que se construa uma comunicação efetiva por meio das redes sociais. Desse modo, é preciso pensar como será o dia a dia do gerenciamento das páginas, perfis e canais. Isso inclui a produção e a publicação de conteúdo, o monitoramento das interações e a realização das respostas.
 
Para que o planejamento e a gestão de redes sociais sejam realizados de forma adequada, é importante a escolha de profissionais de comunicação capacitados para a área digital. Com isso, é ampliada a possibilidade de bons resultados. 
 
BELISA ZOEHLER GIORGIS
Relações-públicas (CONRERP4/3007) do Conselho Regional de Psicologia do RS. Pesquisadora em Comunicação e Cultura Digital. Mestre em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale), especialista em Cultura Digital e Redes Sociais, graduada em Relações Públicas e em Publicidade e Propaganda (Unisinos).
 
ATENÇÃO: Psicólogas/os devem estar atentas/os aos cuidados necessários com a confidencialidade e sigilo, independentemente do meio de divulgação ou manifestação. Assim, toda e qualquer abordagem no campo profissional, incluindo divulgação de serviços e uso de redes sociais, deverá primeiramente atender ao disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo e demais legislações da profissão. Assista ao live orientação, realizado pelo CRPRS em agosto de 2018, sobre divulgação de serviços psicológicos em http://bit.ly/32flezb