ENTREVISTA


Ricardo Antunes, um dos maiores especialistas brasileiros no tema do mundo do trabalho,
analisa para a EntreLinhas o atual cenário político e econômico brasileiro e suas consequências como desemprego e
precarização das condições de trabalho para todas as profissões. Antunes é professor titular de sociologia do
trabalho no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp). Em seu último livro,
O Privilégio da Servidão (BoiTempo) – que em breve terá nova edição revista e ampliada – desenha um quadro da
situação da classe trabalhadora na história recente do Brasil, apresentando o conceito do "novo proletariado de serviços",
que surge com o crescimento do trabalho digital, online e intermitente dos últimos anos.

 

Precisamos reinventar um
novo modelo de vida para
além do capital

 

Como o senhor avalia o atual cenário político e econômico do Brasil? 

Estamos vivendo a mais profunda derrota da classe trabalhadora desde a ditadura militar e pior do que nesse período. Por quê? Porque há uma combinação complexa entre um governo autocrático, tutelado militarmente, com tendências fascistizantes, e que no plano da política econômica encontra sua densidade na aplicação de uma política ultraneoliberal. O resultado é um quadro de devastação social. CLT, direitos do trabalho, previdência pública, direitos de organização sindical, liberdades democráticas, tudo isso está sendo devastado por um movimento que ocorre porque as classes dominantes apoiam e optaram por um projeto desse tipo: autocrático, neoliberal, tutelado e fascistizante para impor a devastação social no Brasil. A incompetência que predomina no Governo faz com que, um ano depois dessa devastação, o crescimento econômico seja ínfimo, o que, por certo, começa a desagradar setores do empresariado. O futuro do governo Bolsonaro depende, então, do crescimento da economia brasileira em um momento de crise na economia mundial, o que indica mais crise ainda pela frente. 
 

Como os movimentos sociais e o conjunto da classe trabalhadora estão reagindo a esse cenário?

É um quadro muito difícil porque há ainda um quadro de ausência de perspectiva de ação, vamos dizer assim, dos movimentos sociais, dos sindicatos, das esquerdas, pelo menos no que diz respeito às grandes manifestações de confrontação ao governo. Mas há também movimentos moleculares de descontentamento; porém, não temos nada, por exemplo, que se pareça com o que ocorreu no Chile. Devemos, contudo, lembrar que um mês antes de acontecer os levantes no Chile ninguém arriscava dizer que o país estava às vésperas de um levante dessa envergadura.
 
 
 
 

Quais os impactos desse cenário no mundo do trabalho? 

Esse é o ponto mais grave e mais nefasto. A deposição de Dilma, dos governos do PT, ocorreu não porque esse governo desagradava o empresariado, mas pela crise econômica que chegou ao Brasil entre 2013 e 2014. Com essa crise, os Capitais exigiram do Governo do PT que medidas mais duras fossem tomadas: desestatização total, fim da previdência pública, fim da CLT e abertura para privatização completa e cabal da economia. Era o momento de iniciar o que chamo de um processo de devastação, de derrelição, de demolição da legislação social protetora do trabalho. O golpe, então, se mostrou como uma alternativa possível. Motivado pelos escândalos de corrupção no governo, cria-se uma base social que a direita sempre usa para derrubar governos, mesmo os moderados, que não mais interessa em fase de crise aguda. Esse contexto levou ao golpe parlamentar-judicial, que resultou no impeachment de Dilma e na escolha de seu vice para iniciar a devastação. Nesse momento, desenvolveu-se no Brasil o processo de contrarrevolução preventiva, desencadeado pelas classes proprietárias dominantes. Preventiva porque não havia nenhum risco de revolução, conforme apresento no livro O Privilégio da Servidão. Iniciou-se. O cenário internacional também favorecia, com muitos avanços da extrema direita: Trump, a aberração norte-americana; Brexit, um horror da direita inglesa, neonazismo na Alemanha; governo de extrema-direita fascista na Hungria etc. 
 

Como se deu essa radicalização da extrema direita aqui no Brasil?

Entre Temer e Bolsonaro há uma circunstância especial política nova, dada pela radicalização da extrema direita e pela incapacidade das esquerdas de se colocarem de modo radicalmente oposto à extrema direita. Bolsonaro foi eleito primeiro por esse contexto internacional, segundo pelo desgaste do PT e terceiro pelo “ódio às esquerdas”, que a mídia incentivou enormemente dizendo que o PT era responsável pela corrupção e que as fakenews exploraram como vêm fazendo em todo o mundo, como se a corrupção nunca tivesse existido no país. Houve, entretanto, um quarto momento, o da contingência na história: o atentado sofrido por Bolsonaro. Isso o tirou dos debates, não manifestando sua completa ignorância sobre tudo. Além disso, impulsionou e incentivou a ideia do candidato messiânico e contra o “sistema”, com a qual ele cresceu e se beneficiou por quase trinta anos. Ninguém falava tanto dele quanto a mídia, informando sobre seu estado de saúde. Isso criou um momento de fascínio nas massas, típico do fascismo e dos momentos de desespero social.
 

Qual sua avaliação sobre a Reforma Trabalhista e da Previdência?

A Reforma da Previdência foi uma completa demolição de um sistema que, bem ou mal, beneficiava a parcela pobre da população brasileira. Acaba com o sistema de previdência pública no Brasil. Os efeitos disso serão percebidos daqui a alguns anos, quando tivermos uma população miserável que vai ser assemelhada à população paupérrima da Índia, com centenas de milhões de desempregados e subempregados que vivem numa miserabilidade total. Caminhamos para isso. Temos hoje 11% de desemprego, mas é muito mais do que isso. Tem o desemprego por desalento, o subemprego e a explosão da informalidade. Chegamos a cerca de 30 milhões de pessoas que não têm empregos ou tem empregos absolutamente precários. A informalidade passa de 40%, chegando a 60% em várias capitais.Na reforma trabalhista, o quadro também muito nefasto é o trabalho intermitente. Você contrata um trabalhador intermitente, registra-o em carteira, ele não trabalha hora nenhuma na semana e não ganha nada. Quando é calculado o nível de desemprego, está “empregado” e “registrado em carteira”. A reforma legalizou a ilegalidade, formalizou a burla, tornou legal tudo o que o empresariado praticava ou queria praticar ilegalmente. Por isso o trabalho que mais cresce no Brasil é o intermitente. 
 

Há formas de resistência que os trabalhadores podem impor a essa retirada de direitos?

Estamos vivendo um ciclo de contrarrevolução preventiva de amplitude global, muito devastador para as classes trabalhadoras. O que é possível imaginar? Temos comunidades das periferias, comunidades indígenas, trabalhadores rurais agrupados no MST, um desmonte sindical monstro. Há um descontentamento latente, e o que precisamos é buscar uma conexão mais orgânica entre esses grupos. Precisamos unir periferias, sindicatos, classe trabalhadora, mulheres, negros, juventude, intelectualidade crítica, igreja progressista, mas pela base, pela impulsão popular, sem privilegiar exclusivamente a luta institucional. Aquilo que de certo modo impulsionou o Brasil na luta contra a ditadura, período da redemocratização. Agora, há um ponto muito importante: não há mais espaço para a política de conciliação. A grande lição da vitória de Bolsonaro é que ele disse que não vinha para conciliar, vinha para se “contrapor ao sistema”.  Uma parte importante da esquerda ainda quer juntar todos, ainda não compreendeu que são partes que não se juntam, inconciliáveis, pois há uma fissura social de classes muito profunda que divide visceralmente o Brasil. 
 

 

E como promover uma conexão entre esses setores?

Os povos excluídos (mulheres, negros, indígenas, classe trabalhadora), que são os mais penalizados, terão que encontrar pontos de conexão. Uma das principais forças de resistência frente ao governo neoliberal da Índia é o movimento feminista, por exemplo. Há uma revolução feminista em curso, em escala mundial, muito importante. As esquerdas, os movimentos sociais, sindicatos de classe, partidos de esquerda que não abandonaram a classe trabalhadora e que precisam retomar quais são as questões vitais para o país. O trabalho; a questão do trabalho; a questão ambiental; a questão de gênero, a emancipação feminina, negra, indígena, dos LGBTs, da juventude, estas são as questões vitais hoje.
 

O que esperar do futuro?

O futuro não é animador, com um cenário de contrarrevolução, momento trágico e difícil que estamos passando. Momento em que o centro pende para a extrema direita e as esquerdas serão incapazes de consertar isso se continuarem fazendo o papel de centro. Já disse anteriormente, não há como conciliar o inconciliável. Penso que em breve teremos mais abalos imprevisíveis e incontroláveis. Para que lado? Ninguém sabe. A história é imprevisível, e não é possível que, no caso brasileiro, 30 milhões de trabalhadores sem emprego ou com emprego precarizado, uma taxa de informalidade explosiva, uma corrosão completa dos direitos sociais, a perda dos direitos previdenciários...É impossível imaginar que essa classe trabalhadora ampla não tenha força para se rebelar. Se homens e mulheres tiverem sorte hoje, o seu trabalho será precário. Estamos diante de um projeto das corporações cujo sucesso é o enriquecimento de, no máximo, 1 a 5% da população e a segregação, brutalização e destruição de mais de 95% da população trabalhadora. Não creio que esse sistema terá uma vida eterna. Um risco real que também corremos é o de destruição da humanidade, com as guerras e as destruições brutais.
 

Qual o grande desafio para mudar essa perspectiva? 

Temos que reinventar um novo modo de vida para além do Capital, para além da propriedade privada, da concentração de renda que joga 95% da população para o inferno. É preciso reinventar um novo modo de vida, com trabalho dotado de sentido para todos/as, com o fim da destruição ambiental, lutando pela igualdade substantiva entre homens, mulheres, negras, LGBTS, jovens, etc. E os frutos da sociedade devem ser destinados para o conjunto da comunidade humana que vive de seu trabalho e não para uma minoria.
 

SAIBA MAIS:

- Ricardo Antunes e a Editora Boitempo reuniram alguns dos principais pontos do livro “O privilégio da servidão” em um curso gratuito disponível no canal “TV Boitempo” no Youtube