RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

O que tem lá na rua:
protagonismo e informação atravessando as grades

A pandemia do novo coronavírus ocasionou uma série de modificações no cotidiano de milhares de pessoas privadas de liberdade no sistema prisional brasileiro. Medidas emergenciais foram decretadas visando conter a disseminação do vírus em ambientes que, historicamente, em sua maioria, são insalubres, com pouca ventilação e apresentam superlotação.

Isso ocasionou suspensões, por tempo indeterminado, de visitas presenciais, aulas, cultos, oficinas multidisciplinares e atividades coletivas. E, com o passar do tempo, essas determinações – sob aspectos diversos – se mostraram danosas às pessoas privadas de liberdade. A ausência de contato com os familiares provocada pela proibição da visitação dificultou o acesso às informações seguras e confiáveis, o que favoreceu, por corolário, a disseminação de fake news nos ambientes prisionais. Da mesma forma, a suspensão das atividades coletivas acarretou, em alguns casos, ociosidade e angústia nos presos.

Percebeu-se a necessidade de garantir aos reclusos o acesso às informações pertinentes da atualidade, abordando temas relacionados à saúde, à política, ao esporte e a assuntos gerais, assim como pautas atemporais, que por vezes não circulam entre os apenados através das mídias tradicionais.

E foi em razão dessa excepcionalidade, ocasionada pela situação de pandemia global, que surgiu o informativo “Notícias Lá da Rua”, inicialmente destinado exclusivamente às pessoas privadas de liberdade em Júlio de Castilhos. Idealizado e impulsionado por um grupo de voluntárias – estudantes e profissionais da cidade de Santa Maria – e pelo psicólogo e administrador do Presídio Estadual de Júlio de Castilhos/RS (PEJULI), Gabriel Marcelo Moresco, o noticiário nasceu para fomentar a circulação de fatos confiáveis acerca da pandemia, compelir a leitura e o debate crítico sobre os temas que afetam a sociedade, proporcionar e estimular a ressocialização dos cidadãos e cidadãs privados de liberdade e promover o acesso pleno às fontes da cultura nacional.

Com o propósito de legitimar o protagonismo dos apenados na estruturação de cada nova edição, criou-se o “Espaço do Leitor”, no qual se encontram diversas expressões textuais e artísticas desenvolvidas pelos próprios reclusos, por meio de mensagens, letras de músicas, poesias e ilustrações. O informativo possui também o “Espaço do Convidado”, composto por pessoas da comunidade, autoridades e artistas locais, no qual são desenvolvidos textos e mensagens endereçados aos apenados. Isso faz com que esses possam experimentar, em um momento excepcional de distanciamento social, a aproximação entre sociedade civil e ambiente prisional, reduzindo, por sua vez, a dispersão histórica operada entre essas camadas sociais.

Ainda, a partir da sugestão dos próprios leitores, criou-se a seção de “Entretenimento Interativo”, com piadas, caçapalavras e cruzadinhas. E, dessa forma, o informativo é construído coletivamente, articulando as diversas áreas do conhecimento e, sobretudo, atento às demandas dos leitores.

A partir do alcance das onze edições compartilhadas no sistema prisional gaúcho, o projeto está passando por fase de ampliação com apoio direto de Susepe e Seapen - já circula em dezoito presídios do Estado e busca-se que o mesmo seja estendido para além do período de crise sanitária atual. Vislumbra-se, portanto, novas pautas e ações voltadas à cidadania e à consciência social no âmbito do sistema prisional.

Desse modo, é inequívoco que o projeto “Notícias Lá da Rua” tem gerado aspectos positivos em favor da população carcerária do estado do Rio Grande do Sul, fato este que potencializa a cidadania e a dignidade humana dos cidadãos privados de liberdade, envolvendo-os na construção de um futuro próspero e esperançoso.  

Caroline Brondani Campos
Advogada e integrante do projeto Notícias Lá da Rua

Gabriel Marcelo Moresco
Psicólogo, diretor do presídio e integrante do projeto Notícias Lá da Rua

Matheus Quartieri Simões Pires
Estudante de Direito da FAMES/SM e integrante do projeto Notícias Lá da Rua