+ - L T

Notícias

Dia da/o Psicóloga/o

30/08/2017




CRPRS orienta psicólogas/os sobre divulgação de serviços psicológicos  

Para divulgar seu trabalho, a/o psicóloga/o deve estar atenta/o ao Código de Ética Profissional, principalmente ao Art. 20, que trata da promoção de serviços. A recomendação foi destacada durante atividade de orientação sobre divulgação de serviços psicológicos realizada no sábado, 26/08, na Casa de Cultura Erico Veríssimo, em Capão da Canoa.

O evento, alusivo ao Dia da/o Psicóloga/o, contou com a participação da conselheira presidente Silvana de Oliveira, do conselheiro Cleon Cerezer, presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização, e da psicóloga fiscal Adriana Dal Orsoletta Gastal.

Mais de 20 psicólogas/os e estudantes de Psicologia debateram os limites entre a desvalorização profissional e a organização de estruturas como as clínicas populares ou a necessidade de empreendedorismo e venda de serviços. Outro ponto destacado durante o evento foi com relação à remuneração e honorários profissionais oferecidos pela Administração Pública em concursos ou editais de licitação. Neste ano, o CRPRS lançou Diretriz Externa para a Prática Profissional que trata dessa questão.

Na divulgação de serviços psicológicos, uma das irregularidades mais frequentes identificadas pelo CRPRS é a divulgação de valores dos serviços como forma de propaganda.  A/O profissional também não pode fazer referência a títulos e qualificações que não possua; divulgar qualificações, atividades e recursos relativos a técnicas e práticas que não estejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão; ou fazer previsões taxativas de resultados. O Código de Ética orienta ainda quanto à necessidade de clara identificação do profissional, incluindo número de registro no Conselho.

Participe do próximo encontro do Polo Litoral Norte

A próxima reunião do Polo Litoral Norte será realizada no sábado, 23/09, em Osório. A ideia é que as reuniões do Polo, que serão mensais, circulem pela região, possibilitando a participação de psicólogas/os de diferentes cidades. A estratégia atende ao objetivo da atual gestão de descentralizar as ações do Conselho e estar cada vez mais próxima da categoria. 

-> Confira outras atividades promovidas pelo CRPRS pelo Dia da/o Psicóloga/o em crprs.org.br/fazadiferenca

Busca de notícias:

  • A Psicologia faz a diferença
  • Sites credenciados para atendimento online
  • Diversidade