Vídeos


O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul promoveu evento em comemoração de seus 45 anos, com o lançamento de publicações e conferência de Contardo Calligaris. O evento foi realizado em 16/08/2019, no Teatro do Prédio 40 da PUCRS.

A Psicologia amplia nossos horizontes, desenvolvendo as subjetividades que compõem as formas de viver em sociedade. O CRPRS traz credibilidade e segurança ao exercício da profissão há 45 anos, fazendo a diferença na Psicologia.

A Comissão Regional Eleitoral traz orientações sobre as Eleições 2019 do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Psicologia.

----

► Psicóloga/o, acesse http://crprs.org.br/eleicoes para:
• Saber mais sobre o processo eleitoral
• Conhecer as chapas

► A votação irá ocorrer online, das 8h de 23/08 às 17h de 27/08, pelo site www.eleicoespsicologia.org.br. As senhas de votação serão enviadas por e-mail às/aos psicólogas/os a partir de 19/08/2019. Psicólogas/os que não possuem e-mail deverão acessar https://www.eleicoespsicologia.org.br e solicitar a recuperação da senha, optando que essa seja enviada por mensagem de texto pelo celular (SMS), cujo número deve estar cadastrado previamente no seu Conselho Regional de Psicologia. Para saber se você está apta/o ou não a votar, acesse eleicoespsicologia.org.br, clique em "Selecione seu regional”, depois em "Colégio eleitoral”, em seguida digite o número do seu CPF e clique em "Consultar”.

► Em caso de dúvidas, contate a Comissão Regional Eleitoral pelo e-mail eleicoes@crprs.org.br ou telefone 0800.002.0707


A Comissão Regional Eleitoral do CRPRS promoveu debate entre as duas chapas que concorrem à gestão do CRPRS nas Eleições 2019: Chapa 11 – Amplia+Psi e Chapa 12 – Frente em Defesa da Psicologia RS. No debate, as chapas apresentaram suas propostas às/aos psicólogas/os.

As propostas e os currículos dos integrantes das duas chapas que concorrem à gestão do CRPRS nas Eleições 2019 estão disponíveis em http://crprs.org.br/eleicoes

Em razão de problemas técnicos de conexão de internet durante a transmissão online do debate, o CRPRS disponibiliza o vídeo gravado.

O vídeo da transmissão online pode ser acessado clicando aqui 


Confira as informações sobre as eleições 2019 dos Conselhos Federal e Regional de Psicologia.

Saiba mais acessando http://crprs.org.br/eleicoes

Em caso de dúvidas, contate a Comissão Regional Eleitoral pelo e-mail eleicoes@crprs.org.br ou telefone 0800.002.0707

-------

Trilha: https://www.bensound.com


A presidente da Comissão de Avaliação Psicológica do CRPRS, conselheira Michele Pens, e o coordenador da Área Técnica do CRPRS e integrante da Comissão de Orientação e Fiscalização, Lucio Fernando Garcia, trazem orientação com o tema "Elaboração de Documentos Psicológicos”.

 

► A Resolução CFP nº 006/2019 pode ser acessada em http://bit.ly/resolucaocfp62019

 


A EntreLinhas nº 81 traz entrevista com a psicóloga Helena Beatriz Kochenborger Scarparo.

► Leia a entrevista na íntegra em http://crprs.org.br/entrelinhas

Em seus 32 anos de atuação na PUCRS, a psicóloga, que possui mestrado em Educação e doutorado em Psicologia, tornou-se referência nas áreas da história da Psicologia e Psicologia Comunitária. Em 2019, ao comemorar 45 anos de sua fundação, o CRPRS quer resgatar o contexto em que a Psicologia surgiu como profissão regulamentada e como foram constituídos os Conselhos Federal e Regional de Psicologia e, para isso, contará com as lembranças de profissionais como Helena que, além de pesquisar sobre o tema, foi conselheira do CRPRS na gestão de 2004 a 2007. Nesta entrevista, ela destaca a importância da instituição estar sempre aberta às diferenças para que a profissão se fortaleça cada vez mais.

 


A atividade "Descolonizar a Psicologia: contribuições para o enfrentamento ao racismo", ocorreu no dia 25/05, na sede do CRPRS, em Porto Alegre.

O encontro do Núcleo de Estudo em Relações Raciais teve como objetivo construir um espaço de discussão e orientação sobre as relações raciais contribuindo para o enfrentamento do racismo junto às/aos profissionais e à sociedade. 

A mesa "Questões raciais e branquitude", contou com a participação da psicóloga Maria de Jesus Moura, coordenadora do Núcleo de Estudo em Relações Raciais Dandara dos Palmares e membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia e da psicóloga Lia Vainer Schucman, formada pela UFSC,  pesquisadora sobre famílias inter-raciais e autora do livro "Entre o encardido, o branco e o branquissimo: Branquitude, Hierarquia e Poder”.

A atividade "Descolonizar a Psicologia: contribuições para o enfrentamento ao racismo", ocorreu no dia 25/05, na sede do CRPRS, em Porto Alegre.

O encontro do Núcleo de Estudo em Relações Raciais teve como objetivo construir um espaço de discussão e orientação sobre as relações raciais contribuindo para o enfrentamento do racismo junto às/aos profissionais e à sociedade. 

A mesa "Contribuições da Psicologia e a questão indígena" contou com a participação das psicólogas Priscila Góre Emílio, que atua como psicóloga indígena na Secretaria Especial de Saúde Indígena, trabalhando atualmente com os povos indígenas Kaingang e Guarani, e Ana Luisa Teixeira Menezes, mestre em Psicologia Social e professora da UNISC.

A atividade "Descolonizar a Psicologia: contribuições para o enfrentamento ao racismo", ocorreu no dia 25/05, na sede do CRPRS, em Porto Alegre.

O encontro do Núcleo de Estudo em Relações Raciais teve como objetivo construir um espaço de discussão e orientação sobre as relações raciais contribuindo para o enfrentamento do racismo junto às/aos profissionais e à sociedade. 
 
A mesa " Questões raciais e negritude", contou com a participação do psicólogo Lucas Veiga, mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, que pesquisa e escreve sobre questões raciais, anticoloniais e saúde mental da população negra e que, em 2018, desenvolveu o curso "Produção de conhecimento decolonial: uma introdução à Psicologia Preta", e com as integrantes do Núcleo de Relações Raciais, Gláucia Fontoura, Fernanda Francisca da Silva e Maíne Alves Prates.





Atividade do Núcleo de Relações Raciais do CRPRS realizada em 28/03/2019, em Porto Alegre. O encontro contou com a participação da educadora social Desirée Gomes Silva, idealizadora do projeto "O papel do educador negro na política de Assistência Social"; da sanitarista Daiana Santos, educadora social, ativista, mulher negra em movimento, do graduando em engenharia metalúrgica pela UFRGS; do psicólogo clínico Cainã Sá Britto do Nascimento, colaborador do grupo de pesquisa em relações Interpessoais e Violências (RIVI) da PUCRS e membro do coletivo MILTons - Discussão de Masculinidades Negras; e Phelipe Caetano da Silva, militante e ativista nos assuntos de gênero, raça e direitos humanos.



Evento realizado em 28/01/2019 no auditório do CRPRS, em Porto Alegre.

A atividade contou com a participação de Eric Seger de Camargo, integrante do Movimento dos Homens Trans em Ação e do NUPSEX - Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero da UFRGS, e de Marcelly Malta, ativista mais conhecida pela população trans no Brasil.

O debate foi mediado pela conselheira Priscila Pavan Detoni, presidente da CDH, e pelo conselheiro Ângelo Brandelli Costa, integrante da CDH e pesquisador na área.

O evento é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do CRPRS em parceria com a ONG Igualdade, o Coletivo Homens Trans em Ação e o Coletivo LGBT do Vale do Taquari e marca o Dia Nacional da Visibilidade Trans.

O objetivo é afirmar a defesa de políticas públicas e a garantia de direitos para população LGBT, visto que a Psicologia deve ser aliada de pessoas transexuais e travestis, validando suas demandas e auxiliando nos processos de afirmação de gênero, como recomenda o guia “Diretrizes para práticas psicológicas com pessoas trans e em não conformidade de gênero”, da American Psychological Association (APA), e a Resolução CFP nº 001/2018




| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | Última página
Total de 145 registros