+ - L T

Notícias

Direitos Humanos

31/07/2017




Debate aborda exploração sexual para além da dicotomia vitimização-culpabilização a partir dos estudos de relações de gênero  

A Comissão de Direitos Humanos do CRPRS irá debater questões referentes à exploração sexual de crianças e adolescentes sob a ótica dos estudos de gênero. O evento “Exploração sexual para além da dicotomia vitimização-culpabilização a partir dos estudos de relações de gênero” ocorre no dia 1º de setembro (sexta-feira) no auditório do CRPRS (Avenida Protásio Alves, 2854/4º andar), em Porto Alegre, a partir das 14h.

As inscrições online estão encerradas em razão do preenchimento de todas as vagas.

O objetivo do encontro, que terá como convidada a doutora Monise Gomes Serpa, professora do Centro Universitário Franciscano (Unifra), de Santa Maria, é orientar psicólogas/os e estudantes de Psicologia sobre questões transversais entre garantias de direitos e violências de gênero e sexualidade.

O programa prevê a apresentação da pesquisa que resultou na tese de doutoramento da professora, que propõe o tensionamento do conceito de exploração sexual a partir dos estudos sobre pedofilização e relações de gênero. A partir da pesquisa, o foco do encontro é problematizar de que forma as redes públicas de atendimento à infância e à adolescência podem se constituir como redes de proteção contra a violação de direitos.

Monise é formada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e mestre e doutora pela UFRGS no Núcleo de Pesquisa GEERGE (Grupo de Estudo em Educação e Sexualidade). A professora é orientadora em pesquisas sobre corpo, gênero e sexualidade, violência de gênero e violência contra crianças e adolescentes. Também supervisiona estágios em UBS (Unidades Básicas de Saúde), ESF (Estratégia de Saúde da Família) e escolas.

O evento integra as atividades relativas ao Dia da/o Psicóloga/o e é aberto a profissionais, estudantes e público em geral. Mais informações pelo e-mail comunicacao2@crprs.org.br.

A Psicologia faz a diferença

Neste ano, a campanha pelo Dia da/o Psicóloga/o do CRPRS terá o tema "A Psicologia faz a diferença". A ideia é destacar a contribuição da profissão em diferentes áreas, mostrando que a/o psicóloga/o trabalha para ampliar ideias e aproximar pessoas. Acompanhe todas as ações programadas para agosto clicando aqui.   

Busca de notícias:

  • A Psicologia faz a diferença
  • Sites credenciados para atendimento online
  • Diversidade