+ - L T

Notícias

Subsede Sul

25/07/2017




Impacto do suicídio nos consultórios e programas de saúde é debatido em Pelotas  

Um debate que reuniu profissionais e estudantes de Psicologia para debater uma tema delicado e com uma demanda crescente: o impacto dos suicídios nos consultórios e programas de saúde. Essa foi a agenda da reunião do Núcleo de Psicoterapia da Subsede Sul, realizada no último sábado (22/07) em Pelotas.

Devido à intensa participação, o Núcleo decidiu realizar uma nova reunião com o tema do suicídio para atender a demanda das/os profissionais que atuam na região, especialmente junto a crianças e adolescentes em situação de risco. A reunião está marcada para 29/07 (sábado), a partir das 9h, na sede de Pelotas (Rua Barão de Santa Tecla, 583/406).

A coordenadora do grupo, Kídia Leite Rosa, destacou a participação qualificada das/os profissionais e estudantes a partir da apresentação do vídeo “A ponte entre o suicídio e a vida”, do sargento norte-americano Kevin Briggs. O vídeo abriu a pauta do encontro, que se estendeu durante três horas – o dobro do tempo previsto.

“O assunto gerou uma demanda tão grande e interessada que decidimos continuar o debate já no próximo sábado, para orientar quem precisa lidar com um assunto tão sério”, salientou Kídia. Além do vídeo, que narra a rotina de patrulhamento do sargento Briggs na Golden Gate de San Francisco (EUA), a reunião debateu também pontos da publicação “Suicídio e os desafios para a psicologia”, editado pelo CFP.

A reunião contou com a participação virtual da psicóloga Letícia Medeiros, que atua no IFSul Pelotas. Ela relatou por Skype as dificuldades de encaminhamento das/os profissionais que atuam em escolas na identificação de casos graves e a participação do Centro de Atenção Psicossocial I (Caps Infância e Adolescência) no acolhimento de jovens em situação de risco.

Também houve relatos de profissionais que atuam na prefeitura de Pelotas, especialmente em relação às adoções por famílias substitutas e os atendimentos nos CAPS municipais. E debates sobre o jogo Baleia Azul e o livro/série “Os 13 Porquês”.  

Mais informações sobre a reunião, aberta a profissionais, estudantes e público em geral, pelo e-mail pelotas@crprs.org.br ou pelo telefone (53) 3227.4197.

Busca de notícias:

  • No seu local de trabalho tem psicóloga/o?
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • A Psicologia faz a diferença
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online
  • 9º CNP