+ - L T

Notícias

Trânsito

05/03/2018




Novo GT de Psicologia do Trânsito terá reuniões quinzenais  

A Comissão de Avaliação Psicológica (CAP) do CRPRS criou no último dia 2 de março o Grupo de Trabalho de Psicologia do Trânsito (GT de Psicologia do Trânsito), que reunirá profissionais que atuam na área para atualizar junto à categoria as normativas referentes à atividade. A coordenadora do grupo, psicóloga Vera Lúcia Escobar Alves, justificou a criação do GT de Psicologia do Trânsito: “Há uma demanda crescente por informação técnica em relação a trânsito. Trata-se de um tema complexo e que exige uma atuação bastante criteriosa da/o profissional”, explicou.

As reuniões serão quinzenais, na sede do CRPRS em Porto Alegre, e abertas a todas/os profissionais da Psicologia que atuam na área ou se interessam pelo tema. Segundo Alves, a carreira de perito de trânsito era vista com certo preconceito pela categoria. “Ao mesmo tempo em que sofremos discriminação, somos cobrados pela acidentalidade crescente no nosso cotidiano”, diz a coordenadora.

A função de perito é realizar avaliação psicológica de motoristas em todas as primeiras habilitações. Mas apenas condutores profissionais passam por avaliações periódicas nas renovações das licenças para os condutores – segundo Alves, para a maioria das pessoas será o único contato com uma/um psicóloga/o durante toda a sua vida.

Entre outros temas, o GT deverá se ocupar justamente da expansão dessa avaliação psicológica para todas as renovações das carteiras de habilitação. Também estarão em pauta as habilitações para motoristas idosos e de pessoas com problemas de saúde ou usuárias de medicamentos contínuos para enfermidades que possam provocar mal súbitos, como epilepsia, hipertensão, diabetes ou depressão.

“Precisamos ter normativas técnicas capazes de responder a essas questões, que exigem posicionamento profissional. A ciência do comportamento tem de acompanhar essa demanda”, justifica Alves. O GT tem funcionamento previsto até dezembro de 2018. A próxima reunião ocorrerá no dia 16 de março, a partir das 14h na sede do CRPRS (avenida Protásio Alves, 2854/301).

Busca de notícias:

  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online