+ - L T

Notícias

Polo Litoral Norte

09/10/2018




Psicólogas/os do Litoral Norte discutem a associação de práticas alternativas ao exercício profissional  

Psicólogas/os do Polo Litoral Norte discutiram sobre a associação de práticas alternativas ao exercício profissional na reunião realizada no último sábado, 06/10, em Capão da Canoa.

O debate contou com a participação da psicóloga fiscal Flávia Cardozo Mattos, que abordou o tema com base no Código de Ética e em resoluções relacionadas a essa temática. O uso da hipnose, por exemplo, é regulamentado pela Resolução CFP nº013/2000 como um recurso auxiliar de trabalho da/o psicóloga/o. Já a acupuntura não pode ser utilizada como método ou técnica complementar por decisão judicial transitada em julgado. Flávia também apresentou as Resoluções CFP nº 010/97 e nº 011/97, que tratam de métodos e técnicas não reconhecidas pela Psicologia, e falou sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, destacando que nem todas as práticas listadas pelo SUS são possíveis de serem realizadas por psicólogas/os. Com relação ao coaching, a psicóloga fiscal citou a nota de esclarecimento publicada pelo Conselho Federal de Psicologia em 2016.

As/os participantes do evento também tiveram a oportunidade de entender como são apuradas as denúncias de exercício profissional associado a práticas não regulamentadas no Sistema Conselhos de Psicologia e no Judiciário.

A próxima reunião do Polo Litoral Norte será realizada no sábado, 10/11, às 9h30, na Casa de Cultura Erico Veríssimo (Av. Flávio Boianovski, 787), em Capão da Canoa. Na pauta, preparativos para o 10º Congresso Regional da Psicologia e organização de evento que será realizado no verão e terá como tema Psicologia e Laicidade.

Busca de notícias:

  • Dia da/o Psicóloga/o 2018
  • 10º Congresso Nacional da Psicologia
  • Encontro Gaúcho da Psicologia
  • O seu terapeuta é psicólogo?
  • Diversidade
  • Sites credenciados para atendimento online