+ - L T

Notícias

Dia da/o Psicóloga/o

28/08/2017




Psicologia escolar e educacional: expectativas e realidade  

Em comemoração ao Dia da/o Psicóloga/o, profissionais que atuam na área da Educação apresentaram suas experiências e debateram o papel da Psicologia no contexto escolar no evento “Psicologia escolar e educacional: expectativas e realidade”, realizado em 23/08 na Subsede Serra, em Caxias do Sul.

A atividade teve inicio com apresentação do Núcleo de Educação da Subsede Serra e a campanha do CRPRS pelo Dia da/o Psicóloga/o. Logo após, a psicóloga Sonia Rossetti, da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Caxias do Sul, falou sobre a estrutura atual de profissionais técnicos de Psicologia e Serviço Social na Rede de Educação municipal. Destacou o desafio de ter uma equipe enxuta de profissionais para o número de escolas da Rede e a importância da/o psicóloga/o não perder seu referencial de adequação técnica e ética diante dos vários desafios que se apresentam nessa realidade.

A coordenadora do Núcleo de Educação da Subsede Serra, Simone Courel, que além de psicóloga é psicopedagoga e neuropsicóloga, apresentou sua experiência na área de apoio educacional na Rede Municipal de Educação de outra cidade da Serra Gaúcha, com construção de diagnóstico institucional por equipe multidisciplinar para orientar estratégias e prioridades de intervenção em cada escola, entendendo as questões do processo educativo como multifatorial.

Atuante na rede privada de ensino e docente na Faculdade Murialdo, a psicóloga Carla Martinotto trouxe peculiaridades da experiência de trabalho no ensino privado, levantando questões relacionadas a condições de trabalho privilegiadas, interferência da direção e pais nas decisões da instituição, escuta clinica sem intervenção clinica e peculiaridades de cada instituição no atendimento a alunos, pais e professores.

A psicóloga Rosângela de Vargas, que trabalha com ação social no Projeto Pescar, explicou que são três as áreas de ensino superior contratadas para essa função: Psicologia, Serviço Social e Pedagogia. Para atuação nesse campo, ela aponta como uma importante estratégia a construção de rede de apoio e de voluntários. Rosângela comenta que não foi preparada em sua formação para atuação nesse contexto e função e foi necessário aprender a lidar com frustrações. Ela cita ainda o desafio do profissional “não se perder dentro do jogo de interesses econômicos, políticos e administrativos”.

O evento, promovido pelo Núcleo de Educação da Serra e pela Comissão Gestora da Subsede Serra, contou com a presença de psicólogas/os atuantes na área educacional de várias cidades da região da Serra, como Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé e Ipê, tanto na rede pública quanto privada. 

-> Confira outras atividades promovidas pelo CRPRS pelo Dia da/o Psicóloga/o em crprs.org.br/fazadiferenca

Busca de notícias:

  • A Psicologia faz a diferença
  • Sites credenciados para atendimento online
  • Diversidade