O CRPRS, em parceria com a Articulação Nacional formada por Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) – ANPSINEP, promove na quarta-feira, 23/07, às 18h, atividade de mobilização das psicólogas negras do estado do Rio Grande do Sul para a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver.
A atividade será híbrida, sendo presencial na sede do CRPRS em Porto Alegre (Av. Protásio Alves, 2854 -4º andar). É necessário realizar inscrição prévia pelo Sympla.
Clique e inscreva-se: https://bit.ly/20250723_inscricao
A Marcha, que também vem sendo chamada de 2ª Marcha Nacional de Mulheres Negras, acontecerá dia 25/11, em Brasília (DF), e será um marco na luta pela garantia de direitos das mulheres negras no Brasil.
“As Mulheres Negras Brasileiras se colocam em marcha para reforçar o seu protagonismo histórico no enfretamento ao racismo patriarcal, para visibilizar seus modos de fazer incidência política, baseadas no legado ancestral e nos projetos de continuidade da comunidade negra, e para reafirmar o enfrentamento contínuo ao genocídio da população negra, ao feminicídio e a negação dos direitos fundamentais dos povos e comunidades tradicionais. Diante desse contexto, torna-se fundamental a reflexão e a construção efetiva sobre o papel da Psicologia no enfrentamento ao racismo”, explica a conselheira Míriam Cristiane Alves, presidenta da Comissão de Processos Clínicos e Psicossociais do CRPRS.
No encontro será discutido o papel da Psicologia na luta por reparação e bem viver das mulheres negras.
Conheça quem são as convidadas:
- Míriam Cristiane Alves (CRP 07/24471) – CRPRS
Doutora e mestra em Psicologia (PUCRS), professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas E'LÉÉKÒ. Psicanalista em formação pela SBPdePA. Conselheira presidenta da Comissão de Processos Clínicos e Psicossociais do CRPRS. Integrante da ANPSINEP Universidade.
- Silvia Edith Duarte Marques (CRP 07/07424) – CRPRS
Tem experiência na área da Psicologia Clínica e Social. Conselheira-tesoureira e presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRPRS,
- Ayanna de Campos Bueno (CRP 07/29844) – CRPRS
Pós-graduanda em Sexualidade Humana (Faveni). Conselheira, coordenadora da Comissão Gestora da Subsede Sul do CRPRS.
- Simone Vieira da Cruz (CRP 07/12179) – ANPSINEP
Mestra em Saúde Coletiva (UNISINOS), integrante do Movimento de Mulheres Negras, membra da Junta Diretiva do Fundo de Ação Urgente, conselheira do Instituto de Acesso à Justiça, cofundadora do Coletivo Feminista de Autocuidado e Cuidado entre Defensoras de Direitos Humanos. É coordenadora financeira da ANPSINEP.
- Maria Conceição Costa (CRP 02/10078) – ANPSINEP
Doutora em Psicologia Clínica (UNICAP), mestra em Psicologia (UFPE), integrante do Grupo de Pesquisa: Práticas Clínicas: Psicologia e Política da UNICAP. Especialista em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes- Laboratório de Estudos da Criança -LACRI/IP-USP/2000. É coordenadora geral da ANPSINEP.
- Maria de Jesus Moura (CRP 02/4617) – ANPSINEP
Mestra em Psicologia (UFPE), especialista em Clinica de Orientação Analítica (UNICAP), docente da Pós-Graduação em Avaliação Psicológica (UNIFAFIRE). É uma das autoras da Resolução do CFP nº 018/2002, que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial. Foi uma das fundadoras da ANPSINEP.