Protocolo de Biossegurança para o trabalho presencial das/os psicólogas/os em processos clínicos e psicossociais no âmbito público e privado durante a pandemia da Covid-19

A pandemia da Covid-19 vem exigindo adaptações urgentes e frequentes em formato global e irrestrito. Cientes desta necessidade e com o compromisso de uma gestão alinhada à diversidade das práticas psicológicas, a Gestão Frente em Defesa da Psicologia RS (2019/2022) elaborou este protocolo que objetiva assegurar as condições mínimas de segurança para o desempenho dos atendimentos durante esse período.

O material é uma orientação técnica e deverá ser utilizado nos casos de atendimento presencial autorizados pelas autoridades sanitárias e previstos em lei. O CRPRS entende que o retorno às atividades presenciais, quando autorizado pelas autoridades locais, deve seguir um planejamento rigoroso em suas ações, garantindo, sempre, o trabalho seguro, tanto das/os trabalhadoras/es quanto das/os pacientes e usuárias/os dos serviços psicológicos.

 

Ler a edição


Guia de orientação para profissionais de Psicologia: atendimento on-line no contexto da COVID-19

A pandemia da COVID-19 trouxe a necessidade de psicólogas/os oferecerem auxílio à sociedade, com atendimentos on-line às pessoas em isolamento social ou às/aos profissionais que atuam no enfrentamento à doença. Diante da angústia, medo e sofrimento psíquico provocado pelo atual cenário, a Psicologia tem o compromisso e a responsabilidade com o bem-estar público e social, como expresso no Código de Ética Profissional da/o Psicóloga/o.

Compreendendo e se sensibilizando com os diferentes movimentos que reafirmam o compromisso e a responsabilidade social da Psicologia, o CRPRS lança o "Guia de orientação para profissionais de Psicologia: atendimento on-line no contexto da COVID-19”, material construído a partir de perguntas e respostas, considerando as diferentes experiências que estão sendo implementadas no cenário nacional e as principais questões que são encaminhadas à Área Técnica do CRPRS.

As orientações foram embasadas em publicações legais disponíveis nos sites do CRPRS e do CFP, numa iniciativa das Comissões de Processos Clínicos e Psicossociais, Orientação e Fiscalização, Ética, Direitos Humanos, Formação e Comunicação, além da Área Técnica do CRPRS.

 


 

Ler a edição


Profissão Psicóloga/o: caderno de perguntas e respostas

Produzido pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, o pocket book Profissão Psicóloga/o: caderno de perguntas e respostas reúne as principais dúvidas que chegam até as/os profissionais que trabalham no CRPRS. O objetivo é informar a categoria sobre as questões práticas, administrativas e éticas que envolvem a profissão. 
A distribuição é gratuita e os exemplares estão disponíveis na sede do CRPRS.

Ler a edição






A Psicologia na promoção dos Direitos Humanos: transversalizando fazeres e saberes

Em seus 21 anos de existência, a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul tem se consolidado como um espaço ético e imperativo em relação à promoção da dignidade humana e da preconização das liberdades fundamentais nas discussões que interseccionam Psicologia e Direitos Humanos, debatendo temáticas como relações raciais, sistema prisional, gênero e sexualidade, violências de Estado e política de drogas. Neste ebook estão reunidos textos que são fruto dessas discussões.

 

Ler a edição






Entre Garantia de Direitos e Práticas Libertárias

A proposta do livro Entre Garantia de Direitos e Práticas Libertárias surgiu após o Seminário, com o mesmo título, realizado em dezembro de 2012, na sede do CRPRS em Porto Alegre. O evento teve por objetivo aprofundar discussões que foram construídas pelas Comissões de Direitos Humanos e Políticas Públicas do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul no último triênio. Um dos principais pontos, comuns às várias discussões, refere-se ao debate sobre os limites éticos da atuação profissional, isto é, as(os) psicólogas(os) se perguntavam sobre: até que ponto temos que garantir o respeito a autonomia e liberdade dos sujeitos para os quais destinamos nossas práticas e até que ponto temos obrigação de intervir "compulsoriamente" em nome da proteção à vida?

Ler a edição


Psicologia e Políticas Públicas: As práticas profissionais no Rio Grande do Sul - Relatórios regionais das pesquisas do CREPOP

O Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) é uma ferramenta do Sistema Conselhos que foi desenvolvida a partir da necessidade de maior aproximação dos Conselhos de Psicologia com a ação profissional das(os) psicólogas(os) junto às políticas públicas. O CREPOP atua, principalmente, na construção de referências técnicas através de pesquisas nacionais, realizadas regionalmente. Além dessas pesquisas, o CREPOP do CRPRS investe na construção de projetos e outras ações regionais, relacionadas a temáticas concernentes às políticas públicas, a partir de demandas específicas do estado do RS. 

Ler a edição



Trânsito e Mobilidade Humana: Psicologia, Educação e Cidadania

Com 12 artigos que abordam a situação do trânsito gaúcho por diferentes pontos de vista, a obra conta com a participação de todas as instituições ligadas à área em nosso Estado: Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, EPTC, DETRAN/RS, Instituto Zero Acidente, Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Movimento Gaúcho pelo Trânsito Seguro – MGTS, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – FAMURS, entre outras. O livro também traz a análise de especialistas sobre a questão do trânsito no Rio Grande do Sul e as ações das instituições visando à preservação da vida, com artigos de profissionais com formação nas diversas áreas do conhecimento como Psicologia, Sociologia, Direito, Arquitetura, Comunicação Social, Administração, Filosofia e outras áreas do saber, todos envolvidos com a questão do trânsito e da mobilidade humana. 

Ler a edição