Vídeos

A Psicologia no enfrentamento às violências no contexto organizacional e do trabalho é tema do episódio 42 do CRPcast
O episódio já está disponível nos principais agregadores de áudio e YouTube.

O tema da campanha lançada pelo CRPRS por meio da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CPOT), também é assunto na quadragésima segunda edição do CRPcast. Neste episódio convidamos as psicólogas Rita Rejane Luedke e Aline Rottini para conversarem sobre o assunto.

Para mediar a Roda de Conversa, contamos com a participação da psicóloga Mayra Medeiros Osorio, conselheira e presidenta da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRPRS. Mayra é especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e psicóloga na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Pampa.

O episódio é apresentado por Leocádia Costa e é produzido pela Mirai.

Acompanhe os episódios do CRPcast e conheça a diversidade e a transformação que o trabalho da Psicologia promove.

Acompanhe todos os episódios em crprs.org.br/crpcast.

O episódio 41 do CRPcast, já disponível nos principais agregadores de áudio e YouTube, apresenta uma conversa sobre a garantia dos direitos básicos para pessoas trans no Brasil. O bate-papo é em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado nesta segunda-feira, 29/01, data em que completa 20 anos de existência.

A psicóloga Emily Mel Fernandes de Souza media a conversa, que teve as participações do cientista social e professore de sociologia Hack Basilone, do sociólogo intersexo Amiel Modesto Vieira e da psicologue Oliv Caldieraro.


O episódio nº 40 do CRPcast, que encerra 2023, apresenta o debate sobre a Cannabis Terapêutica com a reprodução de trechos de falas feitas durante o evento "Cannabis Terapêutica: o que a Psicologia tem a ver com isso”, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul em novembro.  

Maria Luiza Diello, conselheira do CRPRS e integrante do GT Canábico; Anderson Matos, conselheiro e coordenador da Comissão de Orientação em Psicologia e Tratamento com Cannabis Terapêutica do CRP-MG; e Fábio José Orsini Lopes, conselheiro do CRP-PR, membro do GT Psicologia, Cannabis e Psicodélicos do Conselho Federal de Psicologia, falam sobre a necessidade de orientar categoria e sociedade sobre o que a cannabis terapêutica tem a ver com a Psicologia. O tema ainda enfrenta barreiras do conservadorismo, do racismo e do proibicionismo.

O episódio já está disponível nas principais plataformas de áudio e no Canal do Youtube do CRPRS. A apresentação é de Leocádia Costa, em uma produção de Mirai.

Acompanhe todos os episódios em crprs.org.br/crpcast .

O trigésimo nono episódio do CRPcast  tem as participações do psicólogo Paulo Gonzaga e do sociólogo Henrique Restier, no bate-papo mediado por Jordan Severo de Mello, psicólogo e assessor de Comissões do CRPRS. A apresentação é de Leocádia Costa/MIRAI.

O trigésimo oitavo episódio do CRPcast apresenta um novo formato mais dinâmico e fluido, com as participações da psicóloga Victoria Guttiérrez e do psicólogo Joari Carvalho, no bate-papo mediado por Diego Gonçalo Moraes Gomes, psicólogo e conselheiro do CRPRS. A apresentação é de Leocádia Costa/MIRAI.

O trigésimo sétimo episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRP Destaca", "Psi, o quê?" e "Roda de Conversa”. No quadro "Psi, o quê?” a psicóloga Valéria Gonzatti fala sobre documentos psicológicos. Na "Roda de Conversa” as participações são da psicóloga fiscal Antonieta Bridi e do psicólogo fiscal Lucio Garcia, mediados pela conselheira Daiana Schütz. Na locução contamos com a participação da relações públicas do CRPRS, Nádia Miola. A apresentação é de Leocádia Costa.

Programa de 06/10/23

Tema: Saúde do/a Trabalhadora/or 

Convidados:  Cláudia Beux dos Santos Roduyt da Rosa (CRP 07/13636), graduada pela UPF, pós-graduada em Epidemiologia e Saúde do Trabalhador e em Intervenções Psicossociais pela UFBA e mestranda no PPG em Saúde e Ruralidade pela UFSM, integrante da Equipe do CEREST MACRONORTE, e de Tatiane Oliveira (CRP 07/20438), mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS, atua no Departamento de Gestão de Pessoas, na área da Saúde do Trabalhador na Secretaria da Saúde do RS.

Mediação: Mayra Medeiros Osório (CRP 07/25137), especialista em Gestão Estratégica de Pessoas (ULBRA), presidenta da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho do CRPRS, atua como psicóloga na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UNIPAMPA na área da Saúde do Servidor Público e como psicoterapeuta psicanalítica.

O trigésimo sexto episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRP Destaca", "Arte Psi", "Psi, o quê?" e "Roda de Conversa”, com as participações de integrantes da gestão do CRPRS. Na roda de conversa, a mediação é do conselheiro Ademiel de Sant´Anna Júnior que conversa com a presidenta do CRPRS, Míriam Cristiane Alves, as conselheiras Maria Luiza Diello e Thaíse Mendes Farias e o conselheiro Leandro Inácio Walter. 
Nas locuções contamos com as participações das conselheiras Jéssica Prudente, Eliana Sardi Bortolon e Ayanna de Campos Bueno. A apresentação é de Leocádia Costa.

Programa de 11/08/23

Tema: Da Boca do Monte à Cidade da Kiss: 10 anos de trauma e silenciamento

Convidados: Bruna da Silva Osório Pizarro (CRP 07/20208), psicóloga, mestra em Psicologia, atenta às questões de gênero, raça, classe, aos estudos feministas e psicanálise, ex-conselheira do CRPRS e integrante do GT Kiss do CRPRS e do Coletivo de Psicanálise de Santa Maria; e Gabriel Rovadoschi Barros (CRP 07/29636), psicólogo mestre e doutorando em Distúrbios da Comunicação Humana, atual presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria e intgrante do GT Kiss do CRPRS e do Coletivo de Psicanálise de Santa Maria.

Mediação: Ayanna de Campos Bueno (CRP 07/29844), yalorixá, mãe, psicóloga, pós-graduanda em Sexualidade Humana (Faveni), conselheira e presidenta da Comissão Gestora da Subsede Sul do CRPRS e Paula Hosana Silveira Biazus (CRP 07/23535), mestra em Educação, apaixonada por comunicação e o humano no mundo, curiosa das políticas públicas, sexualidade e narrativas autobiográficas e colaboradora do CRPRS, membro da Comissão Gestora da Subsede Centro-Oeste do CRPRS.

O trigésimo quinto episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRP Destaca", "Arte Psi", "Psi, o quê?" e "Roda de Conversa”, com as participações de mulheres pretas em homenagem ao 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela. 
Na "Roda de Conversa" as psicólogas Caroline Rodrigues Ferreira e Roberta da Silva Gomes, são mediadas pela conselheira Silvia Edith Duarte Marques. 
No quadro "Psi, o quê?”, convidamos a Cecília Izidoro para falar sobre "Pretuguês". 
Nas locuções, contamos com a participação da conselheira Miriam Cristiane Alves e da funcionária do CRPRS, Dora Santos. A apresentação é da jornalista estagiária do CRPRS, Giulia Victória.

Programa de 21/07/23

Tema: Mulheres negras e Psicologia: contribuições das mulheres latino-americanas para a construção da Psicologia

Convidados: Jaqueline Gomes de Jesus (CRP 05/49337), professora de Psicologia do IFRJ, docente Permanente do PPG em Ensino de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da Fundação Oswaldo Cruz, doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB, com pós-doutorado pela Escola Superior de Ciências Sociais e História da FGV, pesquisadora-Líder do ODARA - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (CNPq/IFRJ); Kizzy Coutinho Vitória (CRP 07/38556), formada pela UFPel, estuda a Gestalt-terapia, rap e sua relação com a construção de identidade da população negra e jovem; e Yordanna Lara Pereira Rego, professora e pesquisadora, formação em História, mestre e doutoranda em Antropologia Social pela UFG, psicanalista pelo DGPC-GO, pesquisadora dos grupos nacionais de pesquisa em Relações Étnico Raciais e de Gênero Rosa Parks, Sertão e GEPEG.

Mediação: Psicóloga Ayanna de Campos Bueno  (CRP 07/29844), yalorixá, mãe, psicóloga, pós-graduanda em Sexualidade Humana (Faveni), presidenta da Comissão Gestora da Subsede Sul do CRPRS e Camila de Freitas Moraes (CRP 07/26053), psicanalista, mestra em Política Social e Direitos Humanos (UCPEL), doutoranda em Política Social e Direitos Humanos e presidenta da Comissão de Relações Étnico-Raciais do CRPRS.

O trigésimo quarto episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRP Destaca", "Arte Psi", "Psi, o quê?" e "Roda de Conversa”, com as participações da psicóloga Camila Dutra dos Santos e do psicólogo Ezequiel Amaral, mediados pela conselheira Thaíse Mendes Farias. 
No quadro "Psi, o quê?”, convidamos a conselheira Samantha Medeiros Ferreira para falar sobre LGBTfobia. 
Nas locuções, contamos com a participação das conselheiras Lívia Caldieraro de Souza e Daniela Pereira da Costa de Menezes. A apresentação é de Leocádia Costa.

Programa de 22/06/23

Tema: Capacitismo

Convidados: Ana Tereza Marques (CRP 06/141032), pessoa com deficiência, surda profunda, bilíngue, pós-graduada em Gestão de Pessoas pela USP ESALQ, conselheira do CRPSP, consultora parceria da Tree Diversidade e consultora Ad hoc do CFP sobre a pauta Pessoas com Deficiência, anticapacitismo e comunidade surda; Luís Henrique da Silva (CRP 07/31246), conselheiro do CRPRS, psicólogo social e clínico, doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS e integrante do Núcleo de Estudos em Políticas e Tecnologias Contemporâneas de Subjetivação (Núcleo E -política) e Rafael Antonio Carneiro(CRP 07/29069), conselheiro do CRPRS, psicólogo, pós-graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínica e em Direitos Humanos e Questão Social, pessoa com deficiência visual, ativista em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Mediação: Psicóloga Ayanna de Campos Bueno  (CRP 07/29844), yalorixá, mãe, pós-graduanda em Sexualidade Humana (Faveni), conselheira e presidente da Comissão Gestora da Subsede Sul do CRPRS.


O trigésimo terceiro episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRP Destaca", "Arte Psi", "Psi, o quê?" e "Roda de Conversa”, com as participações das conselheiras Marina Medeiros Pombo e Luciana Barcellos Fossi. A mediação da Roda é da conselheira Mayra Medeiros Osório e o professor Sidnei Barreto Nogueira participa do quadro Psi, o quê? Nas locuções deste episódio contamos com a participação dos conselheiros Camila Dutra dos Santos e Diego Gonçalo Moraes Gomes. A apresentação é de Leocádia Costa. 

Programa de 12/05/2023

Tema: Violência Escolar 

Convidadas:  Cláudia Moscarelli Corral, doutora em Psicologia, Psicopedagoga Clínica, Mestre e Especialista em Saúde Pública. Especialista em Saúde Mental Coletiva e Metodologia do Ensino Superior. Docente da Universidade Estadual do RS e do Centro Universitário da Região da Campanha. Investigadora Externa de la Asociación Psicoanalítica Argentina, do Centro de Investigación en Psicopedagogía e Investigaciones Psicopedagógicas e do Instituto de Altos Estudios en Psicología y Ciencias Sociales. Membro fundadora do EPLA - Espaço Psicanalítico Latino-Americano; e da conselheira e presidente da Comissão de Educação do CRPRS, Silvana Maia Borges, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSM, Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS, graduada em Psicologia pela Universidade Franciscana. Atua como docente na Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), instituição na qual foi coordenadora do Núcleo de Acessibilidade - NAFI. Faz parte da comissão colegiada da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Representação Rio Grande do Sul. Integra o Núcleo Compartilha: Psicologia e Educação alegre contextos sociais.

Mediação: Psicóloga Ayanna de Campos Bueno (CRP 07/29844), yalorixá, mãe, pós-graduanda em Sexualidade Humana (Faveni), conselheira e presidente da Comissão Gestora da Subsede Sul do CRPRS.

O trigésimo segundo episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRP Destaca", "Arte Psi", "Psi, o quê?" e "Roda de Conversa”, com as participações das psicólogas Renata Flores Trepte e Dinaê Espíndola Martins. A mediação da Roda é da conselheira Ayanna de Campos Bueno e o conselheiro Luis Henrique da Silva Souza participa do quadro Psi, o quê?. Nas locuções deste episódio contamos com a participação da conselheira Jéssica Gil Schossler e do conselheiro Ademiel de Sant'Anna Junior. A apresentação é de Leocádia Costa.

Programa de 13/04/2023 

Tema: Psicologia, Laicidade e Espiritualidade 

Convidadas: Iyá Sandrali Bueno (CRP 07/2719), autoridade civilizatória da tradição de matriz africana e afrodiaspórica, psicóloga, especialista em criminologia, servidora pública da Fundação de Atendimento Socioeducativo e ativista social e Vincent Pereira Goulart (CRP 07/30689), psicólogo clínico, mestre e doutorando em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), membro do Comitê Técnico de Saúde LGBT do RS – SES/RS, fez parte da equipe de implementação do Ambulatório T de Porto Alegre/RS e é ativista social pela coletividade de pessoas trans, negras e de terreiro. 

Mediação: Psicóloga Ayanna de Campos Bueno (CRP 07/29844), yalorixá, mãe, pós-graduanda em Sexualidade Humana (Faveni), conselheira e presidente da Comissão Gestora da Subsede Sul do CRPRS.

O trigésimo primeiro episódio do CRPcast apresenta os quadros "CRP Destaca", "Arte Psi", "Psi, o quê?" e "Roda de Conversa”, com as participações das psicólogas Taiasmin Ohnmacht, Patrícia dos Passos e Conceição costa. A mediação da Roda é da conselheira Marina Pombo e a colaboração nas locuções das conselheiras Luciana Fossi e Thaíse Mendes Farias. A apresentação é de Leocádia Costa. 

Programa de 16/03/2023

Tema: Mulheridades, gênero e os estereótipos sobre o ser mulher

Convidadas: Ariane Moreira, bacharel em Administração, mestre em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), doutoranda do PPG em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), pesquisadora nos Núcleos ELÉÉKÒ (UFPel) e NUPSEX (UFRGS), doula , pesquisadora e ativista de Justiça Reprodutiva; Camila Peixoto Farias (CRP 07/13633), busca a construção de espaços, tempos e conhecimentos com atenção à pluralidade da existência humana, mãe do Inácio, psicóloga, psicanalista e professora de Psicologia da UFPEL e Marina Medeiros Pombo(CRP 07/20844) , psicanalista, mestranda em Psicanálise: Clínica e Cultura na UFRGS, pós-graduada em Análise Institucional pelo Departamento de Psicologia Social e Institucional da UFRGS e em Saúde da Criança com transversalidade em Violência e Vulnerabilidade pela Residência Multiprofissional do HMIPV/UFRGS, conselheira do CRPRS . 

Mediação: Psicóloga Ayanna de Campos Bueno (CRP 07/29844), yalorixá, mãe, pós-graduanda em Sexualidade Humana (Faveni), conselheira e presidente da Comissão Gestora da Subsede Sul do CRPRS.

Programa de 16/02/2023

Tema: Gordofobia

Convidadas: Daniela Pereira da Costa de Menezes (CRPRS 07/31258), formada pela Unisinos com ênfase em Práticas Sociais e Institucionais, conselheira do CRPRS, experiência em Psicoterapia, Coordenação de Grupos, Redução de Danos, Estratégias de Cuidados às Pessoas em Vulnerabilidade Social , pesquisadora e militante da Luta Anti-Gordofobia; e da psicóloga clínica Vanessa Branco (CRP 07/29073), mulher gorda, branca, bissexual, periférica, mestra e doutoranda em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS), autora de narrativas ficcionais sobre o encontro dos corpos gordes com a cidade.

Mediação: psicóloga Ayanna de Campos Bueno (CRP 07/29844), yalorixá e presidente da Comissão Gestora da Subsede Sul.


| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | Última página
Total de 304 registros

SEDE - PORTO ALEGRE

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.


SUBSEDE SERRA - CAXIAS DO SUL

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.

SUBSEDE CENTRO-OESTE - SANTA MARIA

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.


SUBSEDE SUL - PELOTAS

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.