Vídeos

Live especial alusiva ao Dia da/o Psicóloga/o.

Com o tema "A Psicologia escolhe a vida: não ao genocídio!”, a live é mediada pela presidenta do CRPRS, Ana Luiza Castro (CRP 07/), mestra em Psicologia Social pela PUCRRS, psicóloga do TJRS/POA, atua nas Varas de Violência Doméstica e Execução das Penas e Medidas Socioeducativas.

No primeiro bloco, Ana Luiza recebe as psicólogas Jesus Moura e Emilia Estivalet Broide para falarem sobre Psicologia, psicanálise e a conjuntura em meio à pandemia da Covid-19. Na sequência, psicólogas/os falam sobre suas atuações profissionais em diferentes áreas durante a pandemia da Covid-19 e a importância da Psicologia como área essencial.

Confira as/os convidadas/os desta edição do CRPRS Convida:

- Jesus Moura (CRP 02/4617): psicoterapeuta, mestra em Psicologia pela UFPE, Integrante do Ilê Psi – Espaço de cuidado e acolhimento, fundadora e integrante da ANPSINEP – Articulação Nacional de Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es).

- Emilia Estivalet Broide (CRP 06/63084): formada em Psicologia (PUCRS), mestre em Saúde Públicas (USP), doutora em Psicologia Social (PUCSP) e pós-doutoranda em Psicologia Clínica (USP). Trabalha há 33 anos como psicanalista em clínica particular e é consultora e supervisora nas áreas da saúde, assistência social, direitos humanos e educação.

- Arthur Gomes de Almeida (CRP 07/30082): atua nas áreas da Assistência Social e Psicologia Clínica. Atualmente é psicólogo residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva/UFRGS, atuando junto ao CAPS AD III Pernambuco.

- Bruna dos Santos (CRP07/27501): atua no CRAS e Abrigo de Menores em Arroio do Meio. Em Lajeado atua na Escola de Educação Infantil Dente de Leite.

- Fernanda Francisca da Silva (CRP 07/23382): psicoterapeuta clínica e servidora pública da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (SMED). Interessada em Cultura de Paz, Justiça Restaurativa, Comunicação Não Violenta, educação e juventudes. Colaboradora da Comissão de Relações Étnico-Raciais do CRPRS. Moradora antiga da Vila Orfanotrófio I na zona sul de Porto Alegre, filha de Salete e Adalmiro, neta de Joracy.

- Joelsom de Moraes Ferreira (CRP 07/12184): psicólogos dos leitos de Saúde Mental do Hospital Santa Teresinha de Encantado, psicólogo do Núcleo de Apoio à Atenção Básica de Arvorezinha, apoiador do Fórum de Saúde Mental da Região do Vale do Taquari, especialista em Saúde Mental, Gestão, Atenção, Controle Social e Processos Educacionais (IFRS/Escola GHC).

Com a pandemia, a saúde mental de muita gente foi afetada.

Em meio a tudo isso, trabalhadoras psicólogas e trabalhadores psicólogos têm atuado junto a quem está passando por dificuldades nesse período de isolamento. 

Tudo para cuidar da saúde e reduzir os impactos na vida da população.

27 de agosto, Dia da Psicóloga e do Psicólogo.

Live com o tema "CREPOP com força total - Fortalecimento das políticas públicas na pandemia", realizada em 19/08 no Instagram do CRPRS.

Confira as/os participantes:

• Mediação: José Ricardo Kreutz
Psicólogo (CRP 07/10343). Integrante da Comissão de Comunicação do CRPRS e professor do curso de Psicologia da UFPEL.

• Convidadas/os
- Carolina dos Reis - Psicóloga (CRP 07/18399). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Conselheira Vice-presidente do CRPRS e Conselheira de Referência do CREPOP/RS.

- Rodrigo Isoppo - Bacharel em Ciências Sociais pela UFRGS, mestre e doutorando em Psicologia Social e Institucional na UFRGS. Assessor Técnico de Políticas Públicas do CREPOP/RS.


Live de lançamento do "Protocolo de biossegurança para o trabalho presencial das/os psicólogas/os em processos clínicos e psicossociais no âmbito público e privado durante a pandemia da Covid-19", realizada em 12/08 no canal do CRPRS no YouTube. Baixe a publicação em crprs.org.br/publicacoes

Confira as/os participantes

• Mediação: Roberta Gomes
Psicóloga (CRP 07/25126). Conselheira do CRPRS, presidenta das Comissões de Comunicação e de Relações Étnico-Raciais.

• Convidadas/os
- Eliana Bortolon
Psicóloga (CRP 07/10559). Conselheira do CRPRS, integrante do GT Biossegurança do CRPRS. Mestre em Psicologia. Servidora pública municipal em Passo Fundo, trabalhadora do SUAS. Professora do curso de Psicologia da UNIDEAU.

- Fabiane Machado
Psicóloga (CRP 07/08713). Conselheira do CRPRS, integrante do GT Biossegurança e presidenta da Comissão de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

- Leandro Gomes
CREA/RS 163899. Técnico Responsável pela Assessoria da SAFE - Empresa contratada pelo CRPRS para assessoria especializada para o enfrentamento da pandemia da COVID-19. Especialista em Meio Ambiente e Segurança do trabalho e Mestre em Engenharia Civil.


A live, realizada em 04/08 no Instagram do CRPRS (https://www.instagram.com/conselhopsicologiars/), teve mediação da psicóloga Dalmara Fabro de Oliveira, trabalhadora do SUS, mestra em Saúde Coletiva, militante da luta antimanicomial e conselheira do CRPRS, integrante da Comissão de Comunicação. O convidado foi o psicólogo Rafael Wolski de Oliveira, mestre em Psicologia Social e Institucional, docente do curso de Psicologia da Unisinos e integrante do Fórum Gaúcho de Saúde Mental.

A live, realizada em 22/07 no Instagram, foi mediada pelo psicólogo José Ricardo Kreutz (CRP 07/10343), integrante da Comissão de Comunicação do CRPRS e professor de Psicologia da UFPEL, tendo como convidado o psicanalista Edson Luiz André de Sousa (CRP 07/02838), analista membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Graduação em Psicologia pela PUC/RS. Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade de Paris VII. Professor titular do Instituto de Psicologia da UFRGS. Professor visitante na Deakin University (Melbourne), Instituto de Estudos Críticos (México), De Paul University (Chicago). Autor entre outros de "Uma invenção da utopia” - Lumme Editor, São Paulo.

Vídeo da live realizada pelo CRPRS no Facebook. 

A live "COVID-19: Atuação da Psicologia Escolar/Educacional na escuta docente” teve mediação da Berenice Moura da Roza (CRP 07/22700), colaboradora da Comissão de Educação do CRPRS, especialista em Psicologia Escolar, pós-graduada em Educação Especial: ênfase em atendimento educacional especializado, psicóloga escolar em escola da rede privada de Porto Alegre, psicóloga supervisora do Núcleo de Psicologia Escolar e Educacional da PUCRS. ⁣
• Confira as/os convidadas/os do CRPRS Convida:⁣
- Bianca Stock (CRP 07/15793) ⁣
Psicóloga, mestre em Psicologia Social pela UFRGS, especialista em Problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência pelo Centro Lydia Coriat, professora da Pós- Graduação em Educação Infantil da UNISINOS, diretora da Vinculum Consultoria e Psicoterapia. Colaboradora da Comissão de Educação do CRPRS.⁣
- Taís Fim Alberti (CRP 07/23602)⁣
Psicóloga, doutora em Educação pela UFRGS, professora do departamento de Psicologia da UFSM. Colaboradora do Núcleo de Educação da Subsede Centro-Oeste.⁣
- João Luís Almeida Weber (CRP 07/26601)⁣
Psicólogo, mestre em Psicologia Social, especialista em Políticas Públicas e em Educação, docente no Centro Universitário da Serra Gaúcha em Caxias do Sul. Coordenador do Núcleo de Educação da Subsede Serra.⁣

Vídeo da live CRPRS Convida, realizada no Facebook, com o tema "COVID-19: Atuação das Trabalhadoras da Psicologia no Sistema Prisional". A mediação é de Maynar Vorga Leite (CRP 07/18812), conselheira do CRPRS e Técnica Superior Penitenciária - Psicóloga da SEAPEN/SUSEPE, no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico. As convidadas são Monica Pereira de Cunha (CRP 07/21098), Técnica Superior Penitenciária - Psicóloga da SEAPEN/SUSEPE, na Penitenciária Estadual de Rio Grande, e Rosane Wojciechowska Lucena (CRP 07/18654), psicóloga da SEAPEN/SUSEPE, na Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro Jair Fiorin.⁣


Edição especial da live CRP Convida, realizada no Facebook, alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial.⁣ A mediação é de Sandra Fagundes, psicóloga, psicanalista e sanitarista, professora convidada da Maestría en Salud Mental - Universidad Nacional de Córdoba - Argentina e da Residência Integrada de Saúde Mental Coletiva da UFRGS.
A live, com o tema "Se o isolamento faz sofrer, imagina se ele nunca acabasse?", tem como convidadas Gabriela Lanzetta Haack, psicóloga na SMS de Pelotas e membra do Fórum Estadual de Redução de Danos, Judete Ferrari, psicóloga no NASF de Alegrete e coordenadora da Parada Gaúcha do Orgulho Louco/RS, e Tatiane Baggio, psicóloga do SUS e SUAS em Bento Gonçalves que também atua como psicóloga clínica.


A psicóloga Luciana Barcellos Fossi, trabalhadora da Saúde Mental no CAPS I - Dois Irmãos, e o psicólogo Thiago dos Santos Alves, trabalhador da Saúde Mental no CAPS AD - Santa Maria, são as/os convidadas/os da live realizada no Instagram, com o tema "Atuação da Psicologia na Saúde Mental Coletiva".


A presidenta da Comissão de Avaliação Psicológica do CRPRS, Fabiane Machado, e o coordenador da Área Técnica do CRPRS, Lucio Garcia, são as/os convidadas/os da live realizada no Instagram, com o tema "Avaliação Psicológica em tempos de Covid-19".



A EntreLinhas nº 83 traz entrevista com a psicóloga Sandra Fagundes

► Leia a entrevista na íntegra emhttp://crprs.org.br/entrelinhas


Psicóloga formada pela PUCRS com residência em Saúde Comunitária com mestrado em Educação pela UFRGS e psicanalista do Instituto da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre (SBPPA), Sandra Maria Sales Fagundes tornou-se uma referência no estado quando o assunto é Políticas Públicas na Saúde e na Saúde Mental. Foi secretária estadual no governo Tarso Genro e presidente do Conselho Regional de Psicologia, em 1991 e 1992, acumulando uma vasta experiência em gestão, consultoria técnica e docência, além de ser militante dos Movimentos Sanitário e da Luta Antimanicomial. Nesta entrevista, Sandra analisa o atual cenário das Políticas Públicas voltadas para a área da Saúde Mental no Brasil e explica de que forma as/os profissionais de Psicologia podem contribuir para modificar esse quadro.



Em 06/12 a Comissão de Processos Clínicos e Psicossociais do CRPRS promoveu o evento "Escuta & Clínica no Contemporâneo” com o objetivo de orientar a categoria sobre a amplitude desses conceitos.

Em 28/11, a Comissão de Relações Étnico-Raciais promoveu na sede do CRPRS mais uma edição do ciclo de debates "O Racismo Tem Dessas Coisas” abordando a temática do racismo na cidade, através de perspectivas tanto históricas de Porto Alegre, quanto de trabalhadoras/es que atuam na ponta.


O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul promoveu evento em comemoração de seus 45 anos, com o lançamento de publicações e conferência de Contardo Calligaris. O evento foi realizado em 16/08/2019, no Teatro do Prédio 40 da PUCRS.

A Psicologia amplia nossos horizontes, desenvolvendo as subjetividades que compõem as formas de viver em sociedade. O CRPRS traz credibilidade e segurança ao exercício da profissão há 45 anos, fazendo a diferença na Psicologia.


| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | Última página
Total de 162 registros