Entre os dias 14 e 16/07, a coordenadora técnico-política do CRPRS, Flávia Cardozo de Mattos, e a psicóloga Beatriz Schmidt, colaboradora da Comissão de Ecologias, Emergências e Desastres (CEED) do Conselho, estiveram no município de Estação, no norte do estado, para somar esforços à construção de estratégias de saúde mental e atenção psicossocial, após o ataque registrado em uma escola local em 08/07. Além da CEED, a Comissão de Educação e a Área Técnica também acompanham as ações desenvolvidas pelo CRPRS neste contexto.
Foram realizadas reuniões com as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) I e II, da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), do Vigidesastres (Programa de Vigilância de Riscos Associados a Desastres do Ministério da Saúde) e do Conselho Tutelar, bem como a participação em programa de rádio para prestar orientações à população. Entre os temas discutidos, saúde mental e atenção psicossocial em emergências, reações emocionais esperadas em contextos críticos, Primeiros Cuidados Psicológicos, comunicação em crise, perdas e lutos e cuidados psicossociais aos trabalhadores, além da importância da articulação intersetorial.
Com essa ação, o CRPRS renova seus votos de solidariedade a toda a comunidade de Estação e reconhece o trabalho comprometido de profissionais e instituições da administração pública municipal e estadual, que vêm atuando na resposta a esta crise com responsabilidade e dedicação.
Fundamentado em seu compromisso social e na promoção da saúde e do bem-estar de pessoas e coletividades, o CRPRS permanece à disposição da categoria na região norte do estado, que, direta ou indiretamente, tem tido sua atuação profissional impactada por este acontecimento. Acesse os contatos do CRPRS em crprs.org.br/contatos.
Em breve, serão divulgadas novas atividades do CRPRS na região.