O CRPRS lançou a Diretriz Externa para a Prática Profissional (DEPP) nº 01/2025 do CRPRS, que trata de Avaliação Psicológica no contexto escolar, durante a reunião aberta da Comissão de Educação do CRPRS realizada em 25/04.
A atividade on-line "Psicologia Escolar e Educacional e documentos psicológicos" reuniu cerca de 140 psicólogas/os e estudantes de Psicologia. Além de apresentar a DEPP, a atividade
Na abertura, a conselheira do CRPRS Silvana Maia Borges, presidenta da Comissão de Educação do CRPRS, destacou a importância de espaços de troca, para ampliar o diálogo e fortalecer a atuação da Psicologia com a e na Educação, principalmente por meio da implementação da Lei 13.935, que prevê a inserção de psicólogas/os e assistentes sociais nas redes públicas de educação básica.
O lançamento da Diretriz Externa foi feito por integrantes do Grupo de Trabalho responsável pela sua produção.
Para Simone Courel, coordenadora dos Núcleos de Educação e de Avaliação Psicológica da Subsede Serra, as avaliações psicológicas nos contextos educacional/escolar não devem excluir, segregar ou dar diagnósticos, mas, sim, propor intervenções que contribuam com a Educação. Carolina Zandoná Fornari, Fabiola Giacomini, Leonardo Senna e Valéria Gonzatti também contribuíram na apresentação da DEPP.
Na sequência, a coordenadora Técnico-Política, Flávia Cardozo de Mattos, falou sobre a importância dos registros documentais na área escolar e apresentou destaques do Código de Ética Profissional do Psicólogo (bit.ly/CEPsi_2005), da Resolução CFP nº 06/2019, versão comentada (bit.ly/CFP06_2019_C), da Resolução CFP nº 01/2009 sobre registro Documental (bit.ly/CFP01_2009), da Lei nº 13.787/2018, que dispõe sobre a guarda, o armazenamento e o manuseio de prontuários (bit.ly/Lei13787_2018) e da Resolução CFP nº 09/2024, que regulamenta o exercício mediado por Tecnologia Digital da Informação e da Comunicação – TDICs (https://x.gd/BoQvb).
O assessor técnico do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) no RS, Jordan Mello, apresentou o resultado de mapeamento feito pelo CRPRS enfatizando a necessidade de se atentar às interseccionalidades que surgem no ambiente escolar.
Finalizando o evento, o colaborador da Comissão de Educação, Leonardo Senna, apresentou documento de referência para as equipes do Serviço de Atendimentos e Serviços Interdisciplinares (SAEI) Girassol, do município de Santiago, que respalda o trabalho de psicólogas/os no município.
Nota: Devido a problemas técnicos, a atividade não ficou gravada e não poderá ser disponibilizada no Canal do CRPRS no YouTube.