O CRPRS, em parceria com a Articulação Nacional formada por Psicólogas(os) Negras(os) e Pesquisadoras(es) – ANPSINEP, promove na quarta-feira, 23/07, às 18h, atividade de mobilização das psicólogas negras do estado do Rio Grande do Sul para a Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver.
A atividade será híbrida, sendo presencial na sede do CRPRS em Porto Alegre (Av. Protásio Alves, 2854 -4º andar). É necessário realizar inscrição prévia pelo Sympla.
Clique e inscreva-se: https://bit.ly/20250723_inscricao
A Marcha, que também vem sendo chamada de 2ª Marcha Nacional de Mulheres Negras, acontecerá dia 25/11, em Brasília (DF), e será um marco na luta pela garantia de direitos das mulheres negras no Brasil.
“As Mulheres Negras Brasileiras se colocam em marcha para reforçar o seu protagonismo histórico no enfretamento ao racismo patriarcal, para visibilizar seus modos de fazer incidência política, baseadas no legado ancestral e nos projetos de continuidade da comunidade negra, e para reafirmar o enfrentamento contínuo ao genocídio da população negra, ao feminicídio e a negação dos direitos fundamentais dos povos e comunidades tradicionais. Diante desse contexto, torna-se fundamental a reflexão e a construção efetiva sobre o papel da Psicologia no enfrentamento ao racismo”, explica a conselheira Míriam Cristiane Alves, presidenta da Comissão de Processos Clínicos e Psicossociais do CRPRS.
No encontro será discutido o papel da Psicologia na luta por reparação e bem viver das mulheres negras.
Conheça quem são as convidadas clicando aqui.