Vídeos

A atividade "Descolonizar a Psicologia: contribuições para o enfrentamento ao racismo", ocorreu no dia 25/05, na sede do CRPRS, em Porto Alegre.

O encontro do Núcleo de Estudo em Relações Raciais teve como objetivo construir um espaço de discussão e orientação sobre as relações raciais contribuindo para o enfrentamento do racismo junto às/aos profissionais e à sociedade. 
 
A mesa " Questões raciais e negritude", contou com a participação do psicólogo Lucas Veiga, mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, que pesquisa e escreve sobre questões raciais, anticoloniais e saúde mental da população negra e que, em 2018, desenvolveu o curso "Produção de conhecimento decolonial: uma introdução à Psicologia Preta", e com as integrantes do Núcleo de Relações Raciais, Gláucia Fontoura, Fernanda Francisca da Silva e Maíne Alves Prates.


A presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRPRS, conselheira Manuele Monttanari Araldi, traz orientações sobre o tema "Redução de Danos e a Luta Antimanicomial". A atividade é alusiva ao 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial.



Atividade do Núcleo de Relações Raciais do CRPRS realizada em 28/03/2019, em Porto Alegre. O encontro contou com a participação da educadora social Desirée Gomes Silva, idealizadora do projeto "O papel do educador negro na política de Assistência Social"; da sanitarista Daiana Santos, educadora social, ativista, mulher negra em movimento, do graduando em engenharia metalúrgica pela UFRGS; do psicólogo clínico Cainã Sá Britto do Nascimento, colaborador do grupo de pesquisa em relações Interpessoais e Violências (RIVI) da PUCRS e membro do coletivo MILTons - Discussão de Masculinidades Negras; e Phelipe Caetano da Silva, militante e ativista nos assuntos de gênero, raça e direitos humanos.



Evento realizado em 28/01/2019 no auditório do CRPRS, em Porto Alegre.

A atividade contou com a participação de Eric Seger de Camargo, integrante do Movimento dos Homens Trans em Ação e do NUPSEX - Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero da UFRGS, e de Marcelly Malta, ativista mais conhecida pela população trans no Brasil.

O debate foi mediado pela conselheira Priscila Pavan Detoni, presidente da CDH, e pelo conselheiro Ângelo Brandelli Costa, integrante da CDH e pesquisador na área.

O evento é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do CRPRS em parceria com a ONG Igualdade, o Coletivo Homens Trans em Ação e o Coletivo LGBT do Vale do Taquari e marca o Dia Nacional da Visibilidade Trans.

O objetivo é afirmar a defesa de políticas públicas e a garantia de direitos para população LGBT, visto que a Psicologia deve ser aliada de pessoas transexuais e travestis, validando suas demandas e auxiliando nos processos de afirmação de gênero, como recomenda o guia “Diretrizes para práticas psicológicas com pessoas trans e em não conformidade de gênero”, da American Psychological Association (APA), e a Resolução CFP nº 001/2018














Vídeo do live realizado na página do CRPRS no Facebook em 15/05/2018 traz a fala da conselheira Cristina Maranzana, integrante da Comissão de Políticas Públicas e da Comissão de Direitos Humanos do CRPRS, e da psicóloga fiscal Letícia Giannechini, com orientações sobre a atuação das/os psicólogas/os em casos de violência contra criança e adolescente. A atividade é alusiva ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes.

Links mencionados no vídeo

Nota de Orientação - Atuação das/os Psicólogas/os em casos de violência contra criança e adolescente

Edição nº 78 da revista EntreLinhas



Primeira página| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | Última página
Total de 173 registros

SEDE - PORTO ALEGRE

Av. Protásio Alves, 2854/301
CEP: 90410-006
crprs@crprs.org.br
Em função da pandemia da Covid-19, estão suspensos os atendimentos presenciais.
(51) 3334.6799
Atendimento telefônico (para demandas dos setores de Cadastro, Cobrança e Área Técnica) nos seguintes horários:
Segunda a sexta-feira das 10h às 16h30
Clique aqui e veja outras formas de contato.

SUBSEDE SERRA - CAXIAS DO SUL

Rua Cel. Flores, 749/505
CEP: 95034-060
caxias@crprs.org.br
Em função da pandemia da Covid-19, estão suspensos os atendimentos presenciais.
(54) 3223.7848
Atendimento telefônico:
Segunda a sexta-feira das 10h às 12h e das 13h às 16h30
Clique aqui e veja outras formas de contato.

SUBSEDE CENTRO-OESTE - SANTA MARIA

Rua Mal. Floriano Peixoto, 1709/401
CEP: 97015-373
santamaria@crprs.org.br
Em função da pandemia da Covid-19, estão suspensos os atendimentos presenciais.
(55) 3219.5299
Atendimento telefônico:
Segunda a sexta-feira das 10h às 12h e das 13h às 16h30
Clique aqui e veja outras formas de contato.


SUBSEDE SUL - PELOTAS

Rua Barão de Santa Tecla, 583/406
CEP: 96010-140
pelotas@crprs.org.br
Em função da pandemia da Covid-19, estão suspensos os atendimentos presenciais.
(53) 3227.4197
Atendimento telefônico:
Segunda a sexta-feira das 10h às 13h e das 14h às 16h30
Clique aqui e veja outras formas de contato.