Vídeos


Programa de 11/03/2021 
Tema: Histórias e memórias da Psicologia nos anos de chumbo (continuação do debate)
Convidados/as:
Maria de Fátima Bueno Fischer, professora do curso de Psicologia da Unisinos, e José Ricardo Kreutz, conselheiro suplente do CRPRS, são os convidados. A colaboradora Thaise Mendes Farias, coordenadora do Núcleo de Processos Clínicos e Psicossociais da Subsede Sul do CRPRS, media o bate-papo.


Programa de 11/02/2021
Tema: Histórias e memórias da Psicologia nos anos de chumbo. Convidados/as: Maria de Fátima Bueno Fischer, professora do curso de Psicologia da Unisinos, e José Ricardo Kreutz, conselheiro suplente do CRPRS, são os convidados. A colaboradora Thaise Mendes Farias, coordenadora do Núcleo de Processos Clínicos e Psicossociais da Subsede Sul do CRPRS, media o bate-papo.

Programa de 14/01/2021

No programa, Thaise Mendes Farias, coordenadora do Núcleo de Processos Clínicos e Psicossociais da Subsede Sul, recebe Ana Luiza Castro, presidenta do CRPRS, e Míriam Cristiane Alves, presidenta da Comissão Gestora da Subsede Sul, para falar sobre retrocessos nas Políticas de Saúde Mental.

10/02, 17h30 - 19h30: Mesa de Encerramento - Gente Certa é Gente Aberta

Performance: Rucka de Lacaia - Levita, performer, profetisa e poetisa
É levita, performer, profetisa e poetisa. Consagra seus dias racionalizando feminilidades testiculadas a fim de assolar a cisheteronormatividade.

Mediadora: Miriam Cristiane Alves CRP 07/24471 - Conselheira CRPRS
Mestra e doutora em Psicologia pela PUCRS.
Conselheira do CRPRS, Professora do Curso de Psicologia da UFPel e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas ÉLÉÉKO - Agenciamentos Epistêmicos Antirracistas De(s)coloniais.

Convidadas/os:
Rafa Ella Brites - Universidade Federal do Pampa
Mulher transvestigênere, estudante de ciência política na Unipampa e assessora parlamentar na Câmara de Vereadores de São Borja.

Felipe Reis - Homens Trans em Ação
Homem Negro e Trans
Estudante de Ciências Sociais - UFPEL
Compõe HTA-RS, FONATRANS e Núcleo de Estudos e Pesquisas ÉLÉÉKO UFPel/UFRGS.
Membro do CEP-Psico-UFRGS.

Lins Roballo - Coordenadora da Ong Girassol
Mulher negra trans, assistente social (Unipampa São Borja), especialista em violência intrafamiliar (Unipampa São Borja), especialista em Comunicação Não Violenta (Unipampa São Borja), mestre em Ciências Sociais (PUCRS). Coordenadora da ONG Girassol e Vereadora em São Borja.


II Seminário Saúde e Cidadania de Pessoas Trans: Corpos Potentes, Vidas Precárias
08/02, 17h30 - 19h30: Mesa de Abertura: Corpos Potentes, Vidas Precárias

Performance:  Sá Biá -  artista e intérprete na coletiva Ruidosa Alma. 
Trabalha com produção cultural no estado do RS. Campeã da primeira edição do Festival Encantar. 
Graduação  em licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Pelotas. Especializande em Gestão Pública com ênfase em educação pela Faculdade Educacional da Lapa e mestrande no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Maranhão.

Mediadora: Cristina Schwarz CRP 07/17014 - Conselheira CRPRS
Psicóloga e Mestra em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Conselheira Vice-Presidenta do CRPRS e presidenta da Comissão de Direitos Humanos do CRPRS.

Convidadas/os:
Leonardo Peçanha - Liga TransMasculina Carioca João W. Nery; IBRAT; FONATRANS
Professor, pesquisador e ativista. Especialista em Gênero e sexualidade, Mestre em Ciências da Atividade Física. Membro do FONATRANS, Liga Transmasculina Carioca e do Projeto Luto do Homem.

Jaqueline Gomes de Jesus CRP 05/49337 - IFRJ e CDH/CFP
Psicóloga e professora no IFRJ. Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela UnB. Integrante da Comissão de Direitos Humanos do CFP.

Maria Luísa Garcia Gelatti - Vice-presidenta do Conselho estadual LGBT do RS
Vice-presidenta do Conselho Estadual LGBT do RS.
Integrante da coordenação do movimento GIRASSOL - Amigos na Diversidade de São Borja.
Mulher transexual, militante e ativista pelas causas Lgbtqia+
Trabalha no ambulatório Lgbtqia+ de São Borja



O CRPRS, por meio da Comissão de Educação, participou em 30/01/2021 do II Colóquio Processos de Despatologização na Educação e Saúde, atividade do Fórum Social Mundial 2021.

Organização: CRPRS, Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar - UFRGS, Rede Unida, Associação Brasileira de Psicologia Escolar RS, Faculdade de Educação da UFRGS, Escola Superior de Educação Física da UFPel e Despatologiza - Campinas/SP.



Como parte da programação do Fórum Social Mundial e organizada pela Comissão de Descentralização do CRPRS, a atividade teve como objetivo cumprir a função social da Psicologia, de pensamento crítico e científico sobre a realidade atual do Brasil.

Evento promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do RS e do Conselho Regional de Psicologia 20 - Amazonas e Roraima. 

Convidadas/os:

- Nairana Marczewski de Melo (CRP 07/22465): psicóloga, coordenadora de saúde mental de Cruz Alta. Mestra em Desenvolvimento e Política Pública.

- Maria Luiza Diello (CRP 07/08488): psicóloga, coordenadora do Polo Cruz Alta, trabalhadora do SUS.

- Alessandra Pereira (CRP 20/02065): psicóloga, conselheira suplente CRP-20, mestre em Psicologia e doutoranda em Educação pela UFAM. 

- Sebastião Diniz Neto (CRP 20/05-333): psicólogo, coordenador da Seção Roraima do CRP 20, trabalha na Secretária de Saúde, atuando na linha de frente.



Realizada em 10/11/2020, a atividade foi organizada pela Comissão de Educação do CRPRS e teve como objetivo orientar a categoria acerca dos movimentos políticos no legislativo que dizem respeito ao campo da Psicologia com a Educação.

Mediação:
Vinícius Cardoso Pasqualin (CRP 07/22901) - Presidente da Comissão de Educação do CRPRS.

Convidadas/os:
- Fauston Negreiros (CRP 21/0485) - Professor-pesquisador associado do Departamento de Psicologia, do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) Ciência Política da Universidade Federal do Piauí - UFPI. 
- Renata Plácido Dipp (07/16894) - Professora Assistente e Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Organizado pelo Núcleo de Gênero, Raça e Sexualidade da Subsede Sul do CRPRS, em Pelotas, o evento teve como objetivo trazer para debate uma temática bastante recorrente entre a categoria: o suicídio.

O tema foi abordado através de um olhar interseccional, levando em consideração as vivências atravessadas pelas interfaces entre gênero, raça e sexualidade. 

Mediação: Catiane Pinheiro Morales CRP 07/ 29710 - Coordenadora do Núcleo de Gênero, Raça e Sexualidade da Subsede Sul do CRPRS

Convidadas/os:
- Diego Soares (CRP 05/60983)
Graduado em Psicologia e menstrando em Psicologia Social pela UERJ, onde estuda banzo e os processos de subjetivação das pessoas negras a partir do diálogo entre literatura, religião e Psicologia.

- Míriam Cristiane Alves (CRP 07/24471)
Mestre e doutora em Psicologia pela PUCRS.
Conselheira do CRPRS. Professora do Curso de Psicologia da UFPel e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas ÉLÉÉKO - Agenciamentos Epistêmicos Antirracistas De(s)coloniais.

- Webinário alusivo aos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

Organização: Comissão de Direitos Humanos, Subsede Serra, Núcleo de Gênero, Raça e Sexualidades da Subsede Sul
Mediação: Cristina Schwarz CRP 07/17014 Presidenta da Comissão de Direitos Humanos do CRPRS

Convidadas:

-  Ângela Ester Ruschel CRP 07/08698 - Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas
- Thaíse Mendes Farias CRP 07/28216 - Coordenadora do Núcleo de Processos Clínicos e Psicossociais da Subsede Sul do CRPRS. 
- Jocélia da Cruz de Almeida CRP 07/28766 - Coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas da Subsede Serra do CRPRS
- Lara Werner - Coordenadora do Observatório da Violência Obstétrica no Brasil

Violência contra as mulheres e seus impactos interseccionais 

Mediação: Janaína Dorigo dos Santos (CRP 07/23959) - Psicóloga e Educadora Social em Caxias do Sul.

Convidadas:

- Cristina Schwarz (CRP 07/17014) - Presidenta da Comissão de Direitos Humanos do CRPRS, servidora da Defensoria Pública do Estado do RS.

- Sandra Beatriz Morais da Silveira - Educadora popular, feminista negra e ativista em Direitos Humanos.


MESA DE ABERTURA (15min): Representantes dos parceiros do seminário; 
CRR/CRPRS (Roberta Gomes), ANPSINEP (Gláucia Fontoura), CPCRI/UFRGS (Luciana Rodrigues), ABRAPSO/núcleo Poa+Vale dos Sinos (Camilla Zachello), PPGPSI/UFRGS(Simone Paulon) , DEDS/UFRGS (José Antônio), CREPOP/CRPRS (Vera).
Tempo de fala: 2 min (Fala sobre as referências: 5min)

MESA EIXO 1:
DIMENSÃO HISTÓRICA, CONCEITUAL, IDEOLÓGICOPOLÍTICA DA TEMÁTICA RACIAL 
1.1 Do escravismo ao racismo 
1.2 Teorias racialistas e racismo
1.3. Branqueamento e Mito da democracia racial 

Convidadas:  
- Veridiana Machado Psicóloga Social e Clínica - CRP03/4931. Doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos/POSAFRO- UFBA. Mestra em Psicologia na Universidade de São Paulo - FFCLRP/USP. Docente na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Coordenadora Nacional/NE da Articulação Nacional de Psicólogas(os) e Pesquisadoras(es) Negras(os) - ANPSINEP.
- Miriam Alves - Psicóloga Conselheira do CRPRS. Professora do curso de Psicologia da UFPel e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉEKO: Agenciamentos Epistêmicos Descoloniais e Antirracistas.

- Mediação: Roberta Gomes (presidenta CRR/CRPRS)

ÂMBITOS DO RACISMO: RACISMO INSTITUCIONAL, INTERPESSOAL E PESSOAL 
Racismo Institucional, Racismo Interpessoal ou Intersubjetivo, Racismo Pessoal ou/ Internalizado.

Convidadas: 
- Márcia Maria da Silva - CRP 01/17417. Psicóloga pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Servidora pública. Integrou o CRP01 na gestão 2013-2016. Atuou na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -SEPPIR/PR, no GT Racismo e Saúde Mental do Ministério da Saúde e na Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra no Distrito Federal e Entorno. Atualmente compõe a Diáspora Africana do Cerrado D'Afric.

- Bento Saloio Daniel Mazuze - Moçambicano. Psicólogo. Mestre em Saúde Mental e Doutorando em Psicologia Clínica e Cultura da UNB. Docente e Investigador do Departamento de Psicologia da Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique. Membro convidado da Articulação Nacional de Psicólogas/os Negras/os e Pesquisadoras (es) (Anpsinep).


Mediação: 
- Gláucia Fontoura - Representante ANPSINEP

Encerramento: 
- Comissão de Relações Raciais CRPRS – Marina Pombo.

Atuação da/o psicóloga/o em contexto de polícia e novas diretrizes de atuação no sistema prisional 

Mediação: Maynar Vorga - CRP 07/18812 - Conselheira e Coordenadora do Núcleo do Sistema Prisional do CRPRS

Convidadas/os: 
- Adriana Eiko Matsumoto CRP 06/66765 - Professora adjunta da UNIFESP 
- Maria Márcia Badaró Bandeira CRP 05/2027 Integrante da Coordenação Colegiada do Núcleo de Psicologia, Sistema Prisional e Segurança Pública do CRP/RJ 
- Pedro Paulo Gastalho de Bicalho CRP 05/26077 - Presidente do CRP/RJ

Enfrentamento à COVID-19 no espaço prisional - desafios e estratégias possíveis Mediação: Maynar Vorga - CRP 07/18812 - Conselheira e Coordenadora do Núcleo do Sistema Prisional do CRPRS Convidadas/os: - Marden Marques Soares Filho CRP 01/9424 - Coordenador de Saúde dos Privados de Liberdade na Secretaria Estadual de Saúde RJ - Gustavo Hamann de Freitas (CRP 07/16623) - TSP Psicólogo no Presídio Regional de Santa Cruz. - Rosane Wojciechowska Lucena (CRP 07/18654) - TSP Psicóloga na Penitenciária Modulada Estadual de Montenegro.


Primeira página| 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | Última página
Total de 304 registros

SEDE - PORTO ALEGRE

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.


SUBSEDE SERRA - CAXIAS DO SUL

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.

SUBSEDE CENTRO-OESTE - SANTA MARIA

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.


SUBSEDE SUL - PELOTAS

Clique aqui e veja dias, horários e formas de contato.